Com a maior burocratização do crédito para os consumidores que desejam comprar um veículo, os lojistas estão aprovando as análises de financiamento para facilitar o acesso do consumidor aos automóveis.
De acordo com o economista especializado em varejo automotivo, Ayrton Fontes, algumas lojas de veículos fecharam um acordo com alguns bancos para que a aprovação das fichas seja feita pelo estabelecimento, sendo reprovada apenas as solicitações de crédito de consumidores com restrição no nome. Para efetivar a aprovação, o banco exige que a loja deixe claro no contrato que foi responsável pela liberação do crédito.
Segundo Fontes, em caso de atraso de até 30 dias no pagamento do veículo, o banco avisa o lojista, que fica responsável por entrar em contato com o consumidor para cobrar a dívida.
Maior liberação de crédito
De acordo com o economista, a prática gerou um aumento no número de contratos aprovados. “Em dez dias, uma loja consegue vender cerca de 35 veículos, com índice de dez fichas aprovadas para uma reprovada, sendo que antes de utilizar esse tipo de aprovação, a venda mensal não chegava a 20 veículos”, afirma.
Segundo Fontes, essa prática era utilizada há trinta anos, quando não havia muita disponibilidade para o financiamento de veículos. “Nessa época, os lojistas eram obrigados a financiar suas vendas com contratos de reserva de domínio”, conta.
Para Fontes, esse tipo de aprovação deve ser copiada por mais lojistas e até mesmo concessionárias, pois na opinião dele, o cenário atual não beneficia o crédito ao consumidor que deseja financiar um veículo.
De acordo com o economista especializado em varejo automotivo, Ayrton Fontes, algumas lojas de veículos fecharam um acordo com alguns bancos para que a aprovação das fichas seja feita pelo estabelecimento, sendo reprovada apenas as solicitações de crédito de consumidores com restrição no nome. Para efetivar a aprovação, o banco exige que a loja deixe claro no contrato que foi responsável pela liberação do crédito.
Segundo Fontes, em caso de atraso de até 30 dias no pagamento do veículo, o banco avisa o lojista, que fica responsável por entrar em contato com o consumidor para cobrar a dívida.
Maior liberação de crédito
De acordo com o economista, a prática gerou um aumento no número de contratos aprovados. “Em dez dias, uma loja consegue vender cerca de 35 veículos, com índice de dez fichas aprovadas para uma reprovada, sendo que antes de utilizar esse tipo de aprovação, a venda mensal não chegava a 20 veículos”, afirma.
Segundo Fontes, essa prática era utilizada há trinta anos, quando não havia muita disponibilidade para o financiamento de veículos. “Nessa época, os lojistas eram obrigados a financiar suas vendas com contratos de reserva de domínio”, conta.
Para Fontes, esse tipo de aprovação deve ser copiada por mais lojistas e até mesmo concessionárias, pois na opinião dele, o cenário atual não beneficia o crédito ao consumidor que deseja financiar um veículo.
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