segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Cartão de crédito pode levar consumidor a acumular dívidas


Pagar as compras com cartão de crédito é muito fácil, principalmente quando se usa a função parcelamento, porque logo pensamos que vamos poder gastar aquele valor com outra aquisição, já que o pagamento pelo cartão dá a possibilidade do “jogar” para frente a dívida. Mas é aí que mora o perigo, de crédito em crédito a fatura vai aumentando e ao final, sem planejamento, podemos nos deparar com uma fatura além daquilo que contávamos para quitar a conta. E optando por pagar parcialmente iremos somente rolando a dívida até chegar a uma situação financeira muitas vezes inviável.

Ao publicar nesta quinta-feira, 7 de novembro, o Guia Informativo – Cartões de Crédito, o Procon de Campinas quer alertar os consumidores sobre as melhores formas de se utilizar esse “dinheiro de plástico”, como é chamado, sem que o consumidor se transforme em um refém da fatura no dia do pagamento do cartão.
O Procon quer chamar a atenção dos consumidores para que eles tenham sempre em mente que ter um cartão de crédito envolve um custo, ele não é de graça. Anualmente é cobrada uma taxa de manutenção, e o valor depende da bandeira e da conta bancária. “Além desse, há o custo dos juros cobrados quando se decide por pagar a fatura no modo rotativo, ou seja, em parcelas. Tudo isso deve ser calculado pelo consumidor para que não entre em uma ciranda de dívidas”, alerta a diretora do órgão, Lúcia Helena Magalhães.
Outra questão observada e a que vai contra o Código de Defesa do Consumidor (CDC) quando alguns comerciantes cobram de forma diferenciada a conta paga com o cartão de crédito ou com dinheiro. As empresas fazem isso porque as operadoras cobram dos comerciantes uma taxa por operação. Segundo Lúcia, “a loja se vê no direito de repassar o valor para o consumidor e para isso oferecer desconto na compra paga com dinheiro. A cobrança não pode ser diferenciada, isso é prática abusiva”.
Essas e outras informações, dentre elas uma oferecida pelo Banco Central, pode auxiliar os consumidores a calcular o quanto está pagando de juros pela compra, é só acessar o endereço:www.procon.campinas.sp.gov.br .
Reclamações
Entre janeiro e outubro deste ano, o Procon registrou 1.850 reclamações relacionadas a cartões de crédito. Em 2012, no mesmo período, o número foi de 2.095.
No ranking de um a dez, as empresas mais reclamadas em relação a cartão de crédito, nos dois períodos, são:
 
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Fonte: Procon Campinas

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