A
operadora Claro foi a que registrou o maior número de reclamações em
julho, com 31 queixas por grupo de mil usuários. A informação foi dada
hoje (22), pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), ao
divulgar a avaliação trimestral do Plano Nacional de Ação de Melhoria da
Prestação do Serviço Móvel Pessoal, de maio a julho de 2013.
As demais operadoras registraram índices de reclamação dentro do limite de dez reclamações: Vivo (dez), Oi (nove) e Tim (seis).
Os
principais motivos das reclamações apresentadas contra as operadoras
são cobrança, 25%; promoções, 14%; serviços adicionais, 11%; cartão
pré-pago, 11%; rede, 11%; atendimento, 7%; área de cobertura, 4%; planos
de serviço, 4%; habilitação, 4%.
Segundo
a Anatel, as operadoras realizaram até julho, 47% do total de R$ 31,8
bilhões em investimentos para o período de 2012 a 2014, previstos no
Plano Nacional de Ação de Melhoria da Prestação do Serviço Móvel
Pessoal. A Tim se comprometeu com um valor maior de investimento, R$
10,8 bilhões, sendo que o valor inicial era R$ 9,5 bilhões.
A
Oi já desembolsou 35% em relação ao total previsto de 5,4 bilhões. A
Claro se comprometeu em investir R$ 8,2 bilhões, tendo realizado 51% até
julho. A Vivo previu investir R$ 7,1 bilhões, e já aplicou 55% do
total. O restante do investimento ficou por conta da CTBC (R$ 36
milhões) e da Sercomtel (R$ 10 milhões) que executaram, respectivamente,
70% e 40% do investimento.
O
investimento está voltado para o aumento da capacidade das redes de
serviços, com a expectativa de uma possível migração de usuários para a
rede 3G.
Fonte: Agência Brasil
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