sexta-feira, 8 de novembro de 2013

MJ lança primeira campanha nacional sobre direito do consumidor


O Ministério da Justiça (MJ) apresentou à imprensa, nesta terça-feira (5), a primeira campanha publicitária nacional sobre direitos do consumidor. Com o tema 'Você sabe o valor do seu dinheiro’, o público-alvo da campanha são, principalmente, os consumidores da nova classe média, contingente que corresponde a mais de 50% da população brasileira, e ao qual foram incorporados nos últimos 10 anos cerca de 40 milhões de pessoas. 

Pesquisas mostram que os consumidores brasileiros conhecem o Código de Defesa de Consumidor. No entanto, a efetividade do CDC depende da atitude dos próprios consumidores, que podem exigir seus direitos junto às empresas. É exatamente isso que a campanha leva ao ar nos comerciais de 30 segundo que começaram a ser exibidos desde domingo nas TVs abertas. A mesma mensagem estará no rádio e em peças publicitárias que serão afixadas nas ruas, ônibus e metrôs das principais metrópoles brasileiras.
"Nós pretendemos, cada vez mais, dar amplitude à questão dos direitos do consumidor num país que cada vez mais tem pessoas consumindo. Quanto mais pessoas saem da linha da miséria, mais entram na esfera de consumo, e mais essa questão dos direitos deles acabam sendo colocados com uma nova dimensão para a sociedade", afirmou o ministro José Eduardo Cardozo.
Segundo Cardozo, o Brasil está num momento em que há uma grande demanda de produtos e serviços devido ao crescente número de consumidores. "Está na mão do consumidor o poder de escolher cada dia mais quem melhor o atende, do ponto de vista de garantias, do ponto de vista de respeitos . E essa campanha acaba sendo também uma campanha de educação, uma grande campanha que busca promover os direitos do consumidor e chegar onde muitas vezes nós não chegamos. 
De acordo com a secretária Nacional do Consumidor, Juliana Pereira, o primeiro significado da campanha é que a proteção ao consumidor no Brasil é uma política de Estado, e veio para ficar de forma institucionalizada. "É a primeira vez que temos uma campanha dessa magnitude, com esse orçamento. Ela está baseada no que ouvimos dos mais de 9 milhões de consumidores que já fizeram reclamações nos órgãos de defesa do consumidor de todos o país", destacou.
O mote da campanha é dar poder ao consumidor, já que ele é o dono do dinheiro. Ele que elege quem vai prestar  o serviço ou qual produto irá comprar, e qual o fornecedor. "É o consumidor quem pode denunciar o desrespeito em qualquer instância - seja nos órgãos públicos, seja nas redes sociais, seja na própria empresa. Essa campanha quis mostrar também ao cidadão para ele escolher aquele que melhor o atende", salientou a secretária.
A campanha começou a ser veiculada no último domingo (5) durante os intervalos comerciais em TVs abertas em rede nacional. Também ganhará inserções em jornais, revistas e material de divulgação em mobiliário urbanos (ônibus e outdoors, por exemplo) nas grandes capitais. Ela mostra que a atitude do consumidor é fundamental para ter seus direitos respeitados. 
Durante dois meses, será realizada uma ampla ação de divulgação dos direitos do consumidor nas mídias sociais. Hoje, de cada 10 acessos à internet, sete são feitos por integrantes da nova classe média. O MJ já disponibiliza uma página com informações e dicas para os consumidores em seu portal (www.justica.gov.br/consumidor).
  
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