quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Inadimplência do consumidor cresceu 3,6% em outubro


Os registros de inadimplência de consumidores aumentaram 3,6% em outubro, na comparação com setembro, segundo revelou uma pesquisa da Boa Vista Serviços, administradora do SCPC.

No acumulado do ano, de janeiro a outubro, os registros apresentaram queda de 0,4%, no confronto com o mesmo período do ano passado. Na comparação dos últimos 12 meses (nov/12 a out/13) com os 12 anteriores (nov/11 a out/12), o indicador recuou 0,1%.
O valor médio das dívidas incluídas em outubro foi de R$ 1.290, sendo 0,79% menor que o registrado em setembro, após a realização de ajustes de sazonalidade e inflação.
Nos seis primeiros meses deste ano, os registros de inadimplência mantiveram a tendência de queda iniciada no final de 2012. Entretanto, os resultados ao longo do segundo semestre de 2013 apontam para uma desaceleração dessa tendência. De acordo com a Boa Vista, isso pode ser justificado pelas condições de crédito e do mercado de trabalho menos favoráveis.
Desta maneira, a expectativa é de que o indicador acumulado em 2013 apresente números levemente inferiores aos de 2012.
Regiões
Entre as regiões do País, os dados indicam que todas apresentaram alta no indicador de inadimplência, com destaque para o Centro-Oeste, Nordeste e Sul, com respectivamente 6,5%, 4,2% e 3,9%. No Sudeste, o crescimento do indicador foi de 3,1%, enquanto na região Norte, houve alta de 1,1%.

Ao confrontar o resultado acumulado nos últimos doze meses ao período antecedente, a região Sudeste foi a única a apresentar retração (-2,4%). As altas mais relevantes ocorreram no Nordeste (6,3%) e no Norte (4,2%).

Nenhum comentário:

Postar um comentário