quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Pacotes bancários: saiba como escolher o melhor para você

Os bancos não informam, mas já possuem ferramentas muito práticas para que os consumidores comparem tarifas e troquem seu pacote por um de serviços essenciais. Siga os caminhos das pedras com nossas orientações
Desde o início de julho de 2013, os bancos brasileiros foram obrigados a oferecer três novos pacotes de tarifas de padronizados, ou seja, todos os bancos passaram a oferecer pacotes iguais, permitindo ao consumidor comparar o preço dos serviços oferecidos pelos bancos.
Além da oferta destes pacotes, os bancos deveriam ampliar a oferta do grupo de serviços gratuitos denominado “Serviços Essenciais”, disponível no mercado desde maio de 2008, mas ainda hoje, estes não são apresentados juntamente com as demais opções, no momento da abertura da conta. Este pacote, que poderia beneficiar a muitos usuários, acaba sendo esquecido pelas instituições financeiras.
“Essa questão ainda é um desafio a ser alcançado, pois, apesar da regulamentação, o nível de desconhecimento dos consumidores sobre os serviços bancários ainda é grande, sobretudo para os correntistas antigos que não buscam informações sobre os serviços que já utilizam, ou simplesmente aceitam as determinações dos funcionários dos bancos”, opina a economista do Idec, Ione Amorim.
Conheça e, se for o caso, mude seu pacote!
O Idec fez uma levantamento por meio dos serviços de internet banking dos seis maiores bancos do País, com mais de um milhão de clientes, para avaliar as informações sobre os pacotes contratados. Os bancos criaram canais que possibilitam maior acesso à informação sobre os pacotes e até mesmo sua substituição por outros. Porém, nem todos sabem porque não houve publicidade ostensiva aos novos recursos.
Para esclarecer, então, o consumidor, o Idec divulga o caminho com cada banco dentro do internet banking de cada instituição.
Confira seu pacote ou troque por outro mais adequado a sua necessidade:
 tabela-1b internet banking
Conclusão:
Todos os bancos passaram a informar os detalhes sobre os pacotes contratados (valor, serviço e preço), informações detalhadas sobre outros pacotes e a opção de troca de pacote de serviços com termo de adesão pela internet banking. O HSBC ampliou os serviços, mas foi o único banco que não apresentou a opção de troca de pacote pela internet. Embora os bancos não tenham feito ampla publicidade sobre esses novos serviços, é possível comparar os preços dos serviços de outros bancos (tabelas disponíveis em ambiente aberto nos sites de cada banco) e posteriormente fazer a escolha que melhor atenda à necessidade do consumidor.
Atenção consumidor!
É comum relatos de consumidores que, diante da orientação do Idec, procuram as agências dos bancos onde são correntistas e não conseguem fazer a troca de pacotes, alegando que os funcionários dos bancos informam que essa troca poderá ocasionar a perda de benefícios como limite de cheque especial, cartão de crédito e até, serviços pouco utilizados, como assessoria financeira para investimentos e gerentes à disposição para resolver  problemas.
Um dos caminhos para o consumidor pode ser o ambiente virtual (internet banking), sem interferência de funcionários.
“Os bancos não têm interesse em que haja troca de pacotes, então para que o consumidor seja beneficiado pelas novas medidas é preciso se informar e impor os seus direitos”, explica Ione.
tabela-2 internet banking
As informações encontradas representam uma conquista recente. Vale destacar que, em maio, o Idec realizou uma pesquisa para avaliar as condições de divulgação e acesso ao extrato anual de tarifas, no qual os consumidores podem conferir os serviços utilizados e valores cobrados no ano anterior. O número de consumidores que desconhecem o serviço surpreendeu, na enquete realizada pelo Idec, mostrando que 42% (295 visitantes) desconheciam o direito ao extrato, e mais surpreendente foi o número de voluntários selecionados para a pesquisa, que desconheciam o nome do pacote de serviços que contrataram no passado, cerca de 82% (26 voluntários).
Confira os serviços gratuitos e compare os preços dos pacotes padronizados aqui.
Matéria publicada no site do Idec.

Nenhum comentário:

Postar um comentário