Os bancos não informam, mas já possuem
ferramentas muito práticas para que os consumidores comparem tarifas e
troquem seu pacote por um de serviços essenciais. Siga os caminhos das
pedras com nossas orientações
Desde o início de julho de 2013, os bancos brasileiros foram obrigados a oferecer três novos pacotes de tarifas de padronizados,
ou seja, todos os bancos passaram a oferecer pacotes iguais, permitindo
ao consumidor comparar o preço dos serviços oferecidos pelos bancos.
Além da oferta destes pacotes, os bancos deveriam ampliar a oferta do grupo de serviços gratuitos denominado “Serviços Essenciais”,
disponível no mercado desde maio de 2008, mas ainda hoje, estes não são
apresentados juntamente com as demais opções, no momento da abertura da
conta. Este pacote, que poderia beneficiar a muitos usuários, acaba
sendo esquecido pelas instituições financeiras.
“Essa questão ainda é um desafio a ser
alcançado, pois, apesar da regulamentação, o nível de desconhecimento
dos consumidores sobre os serviços bancários ainda é grande, sobretudo
para os correntistas antigos que não buscam informações sobre os
serviços que já utilizam, ou simplesmente aceitam as determinações dos
funcionários dos bancos”, opina a economista do Idec, Ione Amorim.
Conheça e, se for o caso, mude seu pacote!
O Idec fez uma levantamento por meio
dos serviços de internet banking dos seis maiores bancos do País, com
mais de um milhão de clientes, para avaliar as informações sobre os
pacotes contratados. Os bancos criaram canais que possibilitam maior
acesso à informação sobre os pacotes e até mesmo sua substituição por
outros. Porém, nem todos sabem porque não houve publicidade ostensiva
aos novos recursos.
Para esclarecer, então, o consumidor, o Idec divulga o caminho com cada banco dentro do internet banking de cada instituição.
Confira seu pacote ou troque por outro mais adequado a sua necessidade:
Conclusão:
Todos os bancos passaram a informar os detalhes sobre os pacotes
contratados (valor, serviço e preço), informações detalhadas sobre
outros pacotes e a opção de troca de pacote de serviços com termo de
adesão pela internet banking. O HSBC ampliou os serviços, mas foi o
único banco que não apresentou a opção de troca de pacote pela internet.
Embora os bancos não tenham feito ampla publicidade sobre esses novos
serviços, é possível comparar os preços dos serviços de outros bancos
(tabelas disponíveis em ambiente aberto nos sites de cada banco) e
posteriormente fazer a escolha que melhor atenda à necessidade do
consumidor.
Atenção consumidor!
É comum relatos de consumidores que, diante da orientação do Idec,
procuram as agências dos bancos onde são correntistas e não conseguem
fazer a troca de pacotes, alegando que os funcionários dos bancos
informam que essa troca poderá ocasionar a perda de benefícios como
limite de cheque especial, cartão de crédito e até, serviços pouco
utilizados, como assessoria financeira para investimentos e gerentes à
disposição para resolver problemas.
Um dos caminhos para o consumidor pode ser o ambiente virtual (internet banking), sem interferência de funcionários.
“Os bancos não têm interesse em que haja troca de pacotes, então
para que o consumidor seja beneficiado pelas novas medidas é preciso se
informar e impor os seus direitos”, explica Ione.
As informações encontradas representam uma conquista recente. Vale
destacar que, em maio, o Idec realizou uma pesquisa para avaliar as
condições de divulgação e acesso ao extrato anual de tarifas, no qual os
consumidores podem conferir os serviços utilizados e valores cobrados
no ano anterior. O número de consumidores que desconhecem o serviço
surpreendeu, na enquete realizada pelo Idec, mostrando que 42% (295
visitantes) desconheciam o direito ao extrato, e mais surpreendente foi o
número de voluntários selecionados para a pesquisa, que desconheciam o
nome do pacote de serviços que contrataram no passado, cerca de 82% (26
voluntários).
Confira os serviços gratuitos e compare os preços dos pacotes padronizados aqui.
Matéria publicada no site do Idec.
Nenhum comentário:
Postar um comentário