sábado, 30 de novembro de 2013

Acidentes nas férias: como prevenir?

Vocês sabiam que acidentes (de toda espécie) são responsáveis pela morte de 4,7 mil crianças (de 1 a 14 anos) por ano no Brasil? Assustou? Prepare-se então para as estatísticas mundiais: os acidentes matam 830 mil crianças por ano! Entre as sobreviventes, muitas ficam com sequelas que vão acompanhá-las para sempre!!!!
Uma boa notícia: 90% dessas lesões poderiam ser evitadas se houvesse prevenção. Por exemplo, agora que as férias escolares se aproximam os acidentes nos parquinhos são muito comuns. E bastam alguns cuidados para que eles, simplesmente, não aconteçam. Pesquisando no site criancasegura.org.br descobri algumas dicas que acho importante compartilhar com vocês e peço que leiam com atenção antes de sair com as crianças para uma tarde de diversão no parquinho:
• Verifique se os equipamentos estão enferrujados, quebrados ou contêm superfícies perigosas (pregos a vista, madeira solta) e denuncie se estiverem;
• Evite brinquedos instalados em piso de concreto ou pedra;
• Não coloque na criança roupas com capuz ou cachecol, que podem causar estrangulamento;
• Ensine a criança a respeitar, não empurrar, não dar encontrões e nem se amontoar. E diga quais os brinquedos ideais para a idade dela;
• Supervisione as brincadeiras, para acudir no caso de uma queda ou de uma briga, por exemplo.
Claro que esses toques não impedem que uma outra criança empurre seu filho, que ele caia e tropece enquanto estiver correndo, mas são sugestões para que ele se divirta e você saia do passeio com a criança feliz e o coração em paz.
Aliás, outra dica é consultar esse site citado acima para ver sugestões de prevenção com relação a outros temas pertinentes. Lá eles ensinam como evitar acidentes de bicicleta, skate e patins, como evitar atropelamentos, intoxicação, envenenamento, queimadura, entre outros temas. É isso. Ser mãe é também se adiantar aos fatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário