quinta-feira, 31 de julho de 2014

Brasileiros devem se atentar à importância de retirar o PIS/PASEP


De direito de muitos, mas reclamado por poucos, o beneficio equivale a um salário mínimo, R$726.
Mais de um milhão de trabalhadores – de um total de 23 milhões – deixaram de retirar o abono salarial a que tinham direito, no ano passado. Esse dado mostra que a maioria das pessoas deixa de ir atrás dos seus direitos, muitas vezes por falta de informação, claro, mas, outras, por pura preguiça.
Mas, nesse caso, “mexe com o bolso”. Ou melhor, deixa de entrar dinheiro no orçamento, quantia que poderia resolver alguns problemas financeiros ou mesmo tornar sonhos realidade. Por isso falo tanto em educação financeira, pois aqueles que tiveram a oportunidade de receber orientações neste aspecto sabem da importância de ter bons hábitos em relação ao dinheiro, o que envolve o fato de não deixar de lado os seus direitos.
Por exemplo, o valor do PIS/PASEP – benefício pago todo ano ao trabalhador com, no mínimo, cinco anos de cadastro no PIS/PASEP, que tenha trabalhado por, pelo menos, um período de 30 dias no ano anterior com carteira assinada e que tenha recebido, em média, dois salários mínimos mensais – corresponde a um salário mínimo, R$ 726,00. Além de não ser uma quantia baixa, é um direito, não pode e não deve ser ignorado.
Essa renda extra pode trazer tranquilidade à vida financeira, auxiliando no pagamento de dívidas ou a alcançar objetivos, sejam eles de curto (até um ano), médio (de um a dez anos) ou longo prazo (acima de dez anos). Assim como esse abono, há também outros exemplos, como restituição do imposto de renda, programas de solicitação de nota fiscal e ressarcimento de algumas taxas bancárias, ou ainda pedir desconto em compras à vista.
Quem não valoriza o seu próprio dinheiro, está, sem dúvida, fadado a fazer parte dos índices de endividamento e inadimplência e, claro, a alcançar menos objetivos. É preciso refletir sobre esse assunto, buscar educar-se financeiramente e começar, agora mesmo, a correr atrás dos seus direitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário