quinta-feira, 10 de julho de 2014

Brasil atinge meta de vacinação contra a gripe


O Ministério da Saúde informou nesta quarta-feira que mais de 41,7 milhões de pessoas já se vacinaram contra a gripe neste ano — ou 84% do público alvo da campanha de 2014 (49,6 milhões de indivíduos). Com isso, a meta de 80% de cobertura estabelecida pela pasta foi superada. Desde 22 de abril, a vacina contra a gripe está disponível nos postos do Sistema Único de Saúde (SUS) para os integrantes do grupo prioritário.
O público alvo da ação é formado por crianças de seis meses a menores de cinco anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores da área da saúde; povos indígenas; gestantes; mulheres até 45 dias após o parto; população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis.
O Ministério da Saúde recomendou, no dia 8 de maio, que os municípios que ainda não haviam alcançado a meta continuassem a vacinar a população até atingir a cobertura de 80% no grupo prioritário. Os Estados que ainda não atingiram a meta são Amapá (63,8%), Rio Grande do Norte (70,1%), Acre (74,17%), Roraima (77,9%), Rio de Janeiro (79,1%), Ceará (79,5%) e, Bahia (79,6%). Já os Estados com as maiores coberturas até o momento são Goiás (92,6% de cobertura), seguido por Santa Catarina (90,3%) e Paraná (90,2%).
O Ministério da Saúde distribuiu aos Estados 53,5 milhões de doses da vacina, que protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno passado (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). A vacina é segura, sendo contraindicada para pessoas que têm alergia a ovo.
Fonte: Veja - Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário