quinta-feira, 31 de julho de 2014

Cuidado com o presente de grego para o dia dos pais


Com a chegada do Dia dos Pais, os filhos e esposas vão às compras para presentear esta pessoa que merece todo o reconhecimento do mundo. Nas famílias em que o pai e a mãe trabalham, o processo ocorre normalmente, ou seja, a mãe utiliza de seu dinheiro para pagar o presente do pai. Mas naquelas em que o pai é o único provedor da renda, o dinheiro a ser utilizado é dele próprio, o que pode acabar sendo um presente de grego.

Brincadeiras a parte, a realidade é que nem sempre o valor despendido para essa compra se encontra programado no orçamento financeiro familiar. Assim como ocorre com outras datas comemorativas, incluindo até mesmo aniversários, o que é um erro grave. Os gastos com presentes representam um valor significativo, que pode comprometer o orçamento financeiro familiar.
É muito comum que, nesta data, para impressionar os pais, os familiares presenteiem com algo que está fora das possibilidades financeiras e acabam tendo que utilizar o crédito fácil. Claro que é legal dar ao pai algo que ele queira, mas também se faz importante alertar que, por mais que mereçam, com toda a certeza, eles não desejam que os filhos, esposa ou até mesmo seu próprio limite de cheque especial ou cartão de crédito seja utilizado de forma não consciente.
O que todo pai sonha é ter seus familiares próximos, se sentir amado e compartilhar momentos importantes. Por isso, os presentes devem sempre estar dentro de um planejamento no qual esse investimento não represente um descontrole das finanças.
Então, o passo correto é, antes de sair comprando, olhar qual é a real situação financeira – endividado, equilibrado ou investidor. Dependendo de qual for, o melhor a fazer mesmo é ser franco com o pai e falar que o ama muito, mas, neste momento, não poderá gastar muito. Certamente, ele ficará muito feliz e orgulhoso.
Para os filhos que ainda não entendem a importância de ter ou não ter o dinheiro para este momento, recomendo que se sente em reunião familiar e dialogue. Este é um excelente momento para colocar tudo na mesa e mostrar que a família está unida em prol de seus objetivos e sonhos. Datas como esta servem também para reconquistar o diálogo entre os familiares.
Vamos aproveitar este grande momento para presentear o pai com consciência, educação financeira, algo que, muito provavelmente, nem ele teve a oportunidade de aprender e que, agora, se faz necessário. Assim como reforçar a importância de se preocupar com as saúdes física, mental e espiritual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário