sexta-feira, 18 de julho de 2014

Vai viajar? Veja como dar gorjeta em qualquer lugar do mundo, sem cometer gafe

Vai viajar? Veja como dar gorjeta em qualquer lugar do mundo, sem cometer gafe
A parte mais difícil de viajar para outros países é na hora de pagar a conta em bares e restaurantes e decidir se deve ou não dar gorjeta, e se caso a resposta seja “sim”, quanto deixar para o garçom.
Esse é um tema complicado, pois, ao contrário do Brasil, que, além de não ser obrigatório, tem indicado na conta os 10%, cada país tem a sua cultura. Em boa parte da Ásia, por exemplo, é considerado falta de educação dar uma gratificação para o estabelecimento. Segundo um levantamento realizado pelo TripAdvisor, os norte-americanos são os viajantes mais generosos do mundo.
Os dados mostram que 60% dos turistas vindos dos Estados Unidos dão gorjetas, contra 49% dos alemães, 33% dos brasileiros, 30% dos espanhóis, 28% dos russos, 26% dos britânicos, 15% dos franceses e 11% dos italianos.
Veja abaixo quatro dicas que podem te ajudar na hora de dar gorjetas em qualquer lugar do mundo:
1- Cuidado com a moeda local
Algumas pessoas costumam viajam com uma quantia em dólar ou euro para distribuir como gorjeta, mas essas moedas podem não ser aceitas pelo comércio local. Além disso, é importante respeitar a unidade monetária do país onde se está.
Porém, alguns locais, principalmente em países emergentes, os habitantes preferem receber moedas com maior valor que o dinheiro local. Então, tenha na carteira alguma das principais moedas: dólar ou euro.
2- Dê a mesma quantia que a população local
Para não ficar em dúvida, pergunte na recepção do hotel ou para algum conhecido que mora no local qual é o costume em relação às gorjetas.
3- Verifique se a taxa de serviço já não está inclusa na conta
Se já houver taxas inclusas, geralmente, não há a possibilidade da gorjeta. Os franceses e italianos estão acostumados com os altos impostos embutido no  serviço, por isso, eles não costumam oferecer gratificações.
4- Tenha certeza que são gorjetas e não esmolas Às vezes, os viajantes se sentem pressionados a dar dinheiro, especialmente em destinos onde há pobreza. Por isso, não dê dinheiro caso você se sinta obrigado, só o faça quando um serviço for prestado.
Fonte: Msn.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário