terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Anac libera selfie stick na bagagem de mão


A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) divulgou uma nota para esclarecer aos passageiros que é permitido o transporte do "bastão de selfie" ou "pau de selfie" na bagagem de mão, desde que o equipamento esteja dentro das especificações permitidas. A agência aponta que a Portaria n° 676/2000 determina que o peso total da bagagem de mão não pode exceder 5 quilos e a soma das dimensões (comprimento + largura + altura) não pode ultrapassar 115 centímetros. 
A Anac também informou que o transporte do acessório poderá ser avaliado pelo Agente de Proteção da Aviação Civil (APAC) para verificar as características do objeto, com o objetivo de garantir o conforto, a tranquilidade e assegurar a integridade física das pessoas a bordo. 
A agência esclareceu ainda que recebeu notificações informando que o acessório estava sendo enquadrado como “bastão retrátil”, item de defesa pessoal proibido pela Resolução número 207/2011. Este objeto integra a lista de "instrumentos contundentes" proibidos em razão do risco de causar ferimentos. Também fazem parte da lista itens como tacos de beisebol, cassetetes e porretes.
"Sanadas as dúvidas quanto à diferenciação de 'bastão retrátil' e 'bastão de selfie', a Anac orientou os operadores aeroportuários e aéreos, por meio de ofício, sobre a permissão do acessório, desde que ele respeite as regras da bagagem de mão", informa a nota. O “bastão de selfie” também pode ser despachado na mala, caso o passageiro prefira. Esse transporte pode ser realizado sem qualquer comunicação prévia à empresa aérea, diz a agência.
Fonte: Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário