Os
procedimentos colocados pelas operadoras à disposição dos clientes que
perdem ou têm o celular roubado são simples. O primeiro deles é saber o
número de série do aparelho, chamado de IMEI (Identificação
Internacional de Equipamento Móvel). É como se fosse o chassi do
carro.Para descobrir o IMEI, basta digitar no teclado do aparelho *#06# e
aparecerá um número, que deverá ser anotado e guardado. Com essa
informação pode pedir à operadora, além o bloqueio da linha, também o do
aparelho.
Como solicitar os bloqueios:
Ao
ligar para a operadora, o cliente deve informar dados pessoais que
permitam sua identificação, como RG, CPF, endereço e outras informações
de segurança. A prestadora também orienta o usuário a obter Boletim de
Ocorrência (BO) na Polícia Civil.
Desbloqueio:
O
bloqueio do celular pode ser feito independentemente de onde o aparelho
foi comprado, lojas próprias, conveniadas ou rede varejista, por
exemplo. Nos casos em que o cliente recupera o celular, o desbloqueio
pode ser solicitado, sempre com a identificação do usuário e do
aparelho.
Cadastro:
· Os
números de celulares extraviados, perdidos ou roubados vão para o
Cadastro de Estações Móveis Impedidas (CEMI) criado pelas prestadoras em
2000. Atualmente existem cerca de 4 milhões de aparelhos registrados
nesse cadastro. No Brasil há 280 milhões de celulares em operação.
Fonte: O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário