segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Entenda o que está fazendo sua conta de luz subir


Engenheiros criaram uma forma de medir quanto o uso de cada aparelho pesa no bolso. “Energia a gente consome de uma forma que se vai gastando e no final do mês, vemos o consumo total e não sabemos quanto gastou cada coisa”, afirma o engenheiro elétrico Pedro Bittencourt.

Com o ar condicionado, o consumo sobre bastante, já o ventilador de teto é muito mais econômico. Outro grande vilão da casa é o chuveiro elétrico, mas como economizar?
Em alguns casos, é possível até economizar energia deixando o ar condicionado ligado enquanto se está fora de casa.  “Às vezes você vai sair por 15 ou 20 minutos, dependendo do tamanho do quarto, vale a pena deixar o ar ligado para não fazer o aparelho gastar energia novamente para baixar a temperatura até a desejada”, recomenda Bittencourt.
É importante economizar energia e também água porque os níveis dos reservatórios por todo o país estão baixos. Apenas na Região Sul, a situação não está complicada, enquanto no Norte, os reservatórios ainda operam com certo conforto. Já no Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, a situação é crítica.
Alguns reservatórios estão operando no volume morto, caso do Paraibuna, o maior dos que abastecem o Estado do Rio de Janeiro e que também é utilizado para produção de energia. Essa semana, o nível chegou ao volume zero pela primeira vez e, agora, opera com o volume morto.
Enquanto alguns governos estaduais já iniciaram uma campanha para o consumo consciente de água, o Governo Federal ainda reluta em dizer que estamos correndo riscos, mas especialistas advertem que chegamos ao limite.
Parte dessa situação se deve ao grande aumento do consumo das famílias depois de a presidente Dilma decidiu abaixar o preço da energia em 2013. “Ela foi em cadeia de rádio e televisão e anunciou: estou reduzindo a tarifa em 18%, na média. O que ela fez com isso, deu um sinal para o consumidor que a energia estava sobrando no Brasil e o consumo aumentou mais ainda, fora o desperdício. É da natureza humana: se está barato, você vai desperdiçar”, afirma diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura, Adriano Pires.
No site da AES Eletropaulo, você confere dicas úteis para economizar energia em casa. Clique aqui e confira.
Veja também dicas para economizar água no quintal, na cozinha, ao lavar roupas e no banheiro. Clique aqui e veja as dicas no site da Sabesp.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário