terça-feira, 23 de junho de 2015

Contas de luz disparam e cresce a suspeita de fraude

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O valor das contas de luz deu susto em muita gente nos últimos meses. Os reajustes da energia elétrica aumentaram o custo médio do serviço em até 42% no estado, e isso fez com que os índices de inadimplência com empresas do setor de energia também subissem 11% nos primeiros quatro meses do ano. Mas é preciso ficar atento para saber se o valor cobrado está de acordo com o que foi consumido ou se o cliente paga mais do que deve, seja por furto ou perda de energia.

TESTE DO MEDIDOR
Apague todas as lâmpadas, retire todos os equipamentos da tomada e aguarde de 15 a 20 minutos. Se após esse tempo o medidor continuar girando, a recomendação da Light é procurar um eletricista particular para verificar toda a instalação interna do local. Caso não sejam identificados problemas, o cliente pode ligar para o telefone 116 informando o resultado do teste e com a leitura atual, para que a concessionária possa verificar o erro.
CONSUMO
A Light orienta que o cliente observe alguns aspectos para acompanhar o seu consumo. É importante avaliar a rede elétrica interna da residência, ou verificar se houve mudança nos hábitos de consumo com a aquisição de novos equipamentos eletroeletrônicos.
DICAS DE ECONOMIA
Ao comprar lâmpadas e eletrodomésticos, dê preferência aos que possuam o Selo Procel. Desligue a TV quando ninguém estiver usando. Evite banhos demorados e em horários de pico, das 18h às 21h. Mantenha o filtro do ar condicionado sempre limpo.
Inadimplência está alta nas residências
De acordo com estudo divulgado ontem pela Serasa, nos quatro primeiros meses de 2015, houve aumento de 11% na inadimplência do consumidor com empresas do setor de energia. Janeiro foi o período que apresentou a maior alta: 15,7% em relação ao mesmo mês de 2014. Em seguida, fevereiro (14,7%). Março apresentou alta de 8,5% e abril fechou com aumento de 4,5%.
Mesmo em alta, a inadimplência no setor de energia está subindo menos que nos demais segmentos. Segundo os economistas da Serasa, isso acontece porque, normalmente, a penalidade por falta de pagamento neste setor gera corte de fornecimento de energia.
Fonte: O Dia

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