terça-feira, 30 de junho de 2015

Pessimismo do consumidor é o pior em 14 anos, mostra CNI


Image result for Pessimismo do consumidor é o pior em 14 anos, mostra CNIO pessimismo do consumidor com a economia brasileira é o pior desde junho de 2001, apontou nesta segunda-feira (29) o Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec). O indicador piorou no mês de junho em relação ao mês anterior, atingindo 96,2 pontos.
O baixo nível do índice fica ainda mais evidente com a queda de 9,5% em relação a junho de 2014. A expectativa de diminuição da renda própria, a piora na situação financeira e o aumento do endividamento são os principais motivadores do pessimismo do consumidor em junho.
Todos esses índices apresentaram contração na comparação com o mês anterior e na comparação com junho do ano passado, conclui o estudo calculado pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI).
Em maio, o índice manteve-se no menor valor desde 2001, alcançando 98,7 pontos, mesmo com a melhora das perspectivas em relação à inflação e ao desemprego em maio.
Inflação e desemprego
Outro componente do Inec que registrou variação negativa em junho foi a expectativa de
inflação, que caiu 5,5% em relação ao mesmo mês do ano anterior. No sentido contrário, houve melhora da expectativa sobre o desemprego e da expectativa sobre o consumo de bens de maior valor.

A expectativa de renda recuou 15,5% ante mesmo período de 2014. No caso do desemprego, apesar da melhora no mês, de 5,2%, a população ainda enxerga com pessimismo o desempenho futuro do mercado de trabalho – o índice de expectativa de desemprego está em nível 7,3% inferior em relação ao resultado de junho do ano passado.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário