segunda-feira, 5 de setembro de 2016

As armadilhas para atrair o consumidor

As armadilhas para atrair o consumidor
  • Liquidação
    Na liquidação, os produtos em promoção também seguem a política de troca da loja Foto: FOTO: SXC.hu
    É comum a majoração dos preços antes de ser anunciada a oferta. O preço de tabela não dá a percepção ao consumidor de que há um desconto. Muitas vezes, quando é possível parcelar a compra, não se dão conta dos juros embutidos
  • Cartão de loja
    Sem espaço para novas compras no cartão de crédito, o açougueiro Juarez Alves de Jesus recorreu ao carnê para comprar uma televisão de 32 polegadas por R$ 998 Foto: Fernando Donasci / Agência O Globo
    Como na maioria dos casos o cliente tem que pagar a fatura na própria loja, a expectativa é que acabe levando outros produtos e se endividando mais. Como é comum não haver taxas de anuidade nos cartões de lojas, outras podem ser cobradas. Quem tem vários cartões acaba perdendo a noção de gastos.

  • Cartão de crédito
    Lojas não podem impor um valor mínimo para compras no cartão Foto: David Paul Morris / Bloomberg
    Cartão de crédito é uma grande armadilha, pois tem a facilidade de gastar mais. Como o consumidor não tem o dinheiro na mão, fica com a consciência menos pesada em gastar. É um perigo para quem não é controlado na hora das compras.

  • Parcelamento longo
    É proibido obrigar ou induzir o consumidor a levar outro produto para ter direito ao que pretende comprar. O lojista não pode se recusar a atender o consumidor quando há estoque de produtos. Foto: Pedro Kirilos/ / Agência O Globo
    Foto: Pedro Kirilos/ / Agência O Globo
    Uma estratégia de muitas lojas é parcelar o pagamento em 10, 12 e até 15 vezes. O consumidor satisfaz um desejo do momento, e não percebe os valores a perder de vista, já que não pesa imediatamente no bolso. Fora que nem sempre o valor a pagar será o mesmo de à vista, com juros embutidos que passam desapercebidos.

  • Crédito fácil
    Caixa eletrônico do banco Santander Foto: Arquivo O Globo
    Em tempos de crise, é maior a oferta de crédito e com maior facilidade de acesso, até mesmo diretamente nos caixas eletrônicos. Com o dinheiro à mão, a tentação é grande e o cliente perde o controle, se afundando em mais dívidas.
  • Serviço promocional/combos
    Consumidor pode levar pipoca de fora do cinema para a sessão, diz STJ Foto: Stock.XCHNG
    Nos combos, seja em telecom, fast food, cinemas, há o que os economistas chamam de ancoragem. São ofertados produtos inferiores a um preço similar ao de um pacote maior para que o consumidor ache que está fazendo um bom negócio. Um exemplo é a pipoca no cinema: ao checar os preços, a escolha vai para o combo maior, que parece estar saindo mais em

  • Promoção nos supermercados
    Pesquisar preços garante economia nas compras do supermercado Foto: Pedro Serra / Extra
    O que está no encarte é o que o mercado tem interesse em vender mais rápido, retirar de estoque, mas não o que tem o melhor preço para o cliente. Outra estratégia é colocar produtos básicos, como leite e pão, no extremo oposto à entrada, fazendo o cliente percorrer outros corredores: um chamariz para adquirir produtos que não está necessitando.

Fonte: O Globo

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