As armadilhas para atrair o consumidor
- LiquidaçãoÉ comum a majoração dos preços antes de ser anunciada a oferta. O preço de tabela não dá a percepção ao consumidor de que há um desconto. Muitas vezes, quando é possível parcelar a compra, não se dão conta dos juros embutidos
- Cartão de lojaComo na maioria dos casos o cliente tem que pagar a fatura na própria loja, a expectativa é que acabe levando outros produtos e se endividando mais. Como é comum não haver taxas de anuidade nos cartões de lojas, outras podem ser cobradas. Quem tem vários cartões acaba perdendo a noção de gastos.
- Cartão de créditoCartão de crédito é uma grande armadilha, pois tem a facilidade de gastar mais. Como o consumidor não tem o dinheiro na mão, fica com a consciência menos pesada em gastar. É um perigo para quem não é controlado na hora das compras.
- Parcelamento longoFoto: Pedro Kirilos/ / Agência O GloboUma estratégia de muitas lojas é parcelar o pagamento em 10, 12 e até 15 vezes. O consumidor satisfaz um desejo do momento, e não percebe os valores a perder de vista, já que não pesa imediatamente no bolso. Fora que nem sempre o valor a pagar será o mesmo de à vista, com juros embutidos que passam desapercebidos.
- Crédito fácilEm tempos de crise, é maior a oferta de crédito e com maior facilidade de acesso, até mesmo diretamente nos caixas eletrônicos. Com o dinheiro à mão, a tentação é grande e o cliente perde o controle, se afundando em mais dívidas.
- Serviço promocional/combosNos combos, seja em telecom, fast food, cinemas, há o que os economistas chamam de ancoragem. São ofertados produtos inferiores a um preço similar ao de um pacote maior para que o consumidor ache que está fazendo um bom negócio. Um exemplo é a pipoca no cinema: ao checar os preços, a escolha vai para o combo maior, que parece estar saindo mais em
- Promoção nos supermercadosO que está no encarte é o que o mercado tem interesse em vender mais rápido, retirar de estoque, mas não o que tem o melhor preço para o cliente. Outra estratégia é colocar produtos básicos, como leite e pão, no extremo oposto à entrada, fazendo o cliente percorrer outros corredores: um chamariz para adquirir produtos que não está necessitando.
Fonte: O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário