Falta de crédito e créditos vencidos causam suspensão em 75 dias
Se você possui alguma linha pré-paga, é importante saber que existem situações que podem gerar o cancelamento da linha e ainda a perda do número. Para não cair nessa armadilha, confira os possíveis casos abaixo e previna-se!
Falta de crédito
A linha pode ser cancelada em 75 dias caso o consumidor não insira novos créditos.
Crédito sem validade
A linha com créditos vencidos pode ser cancelada em 75 dias se o consumidor não colocar novos créditos. Caso insira dentro desse prazo, o consumidor recupera o que restava do crédito antigo e a validade dele passa a ser a mesma do crédito novo.
Lembrando que o prazo de 75 dias só começa a contar a partir do dia em que a prestadora notificar o cliente de que o celular está sem crédito ou com crédito vencido. A regra está no Regulamento Geral de Direitos do Consumidor (RGC) da Anatel.
O que ocorre nos 75 dias
Nos primeiros 15 dias, a prestadora do serviço deve fazer a notificação e o serviço é parcialmente suspenso. Isso significa que o consumidor apenas liga gratuitamente para serviços de emergência. Não é possível fazer chamadas, receber ligações a cobrar ou quando estiver fora da área de prestação, nem enviar mensagens.
Depois de mais 30 dias, o serviço é totalmente suspenso, ou seja, todas as funções deixam de ser prestadas.
Após mais 30 – completando os 75 dias – o cliente tem a linha cancelada e perde o número.
Fonte: Anatel
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