terça-feira, 11 de outubro de 2016

Alerta sobre a segurança dos brinquedos e os direitos do consumidor no Dia das Crianças

Image result for Alerta sobre a segurança dos brinquedos e os direitos do consumidor no Dia das Crianças
Na próxima quarta-feira (12/10) será comemorado o Dia das Crianças. O Procon Carioca preparou algumas dicas sobre a compra de brinquedos e os direitos do consumidor.

- Todo brinquedo deve ter o selo do INMETRO, mesmo os importados. Essa é a garantia de que você está comprando um brinquedo seguro e de qualidade, fabricado de acordo com as normas técnicas em vigor.
- Verifique se o brinquedo é seguro, leia na embalagem a faixa etária recomendada, as instruções para brincar, o número de peças. Muitas vezes, crianças com idades diferentes brincam juntas e os adultos precisam ficar de olho.
- Crianças menores de 3 anos não devem brincar com peças pequenas porque podem engoli-las ou colocá-las no nariz e  no ouvido. Atenção aos sacos plásticos. Os pequenininhos adoram colocá-los na cabeça, mas podem sufocar.
- As embalagens não devem ter grampos, pregos ou parafusos.
- Cuidado com os brinquedos vendidos pelas ruas. Em geral, são mais baratos que os das lojas, mas não passaram por testes e podem representar riscos para a saúde e a segurança da criança.
- Guarde sempre a nota fiscal e repare se a embalagem está intacta. 
- O prazo para troca de presentes defeituosos, como brinquedos, livros etc é de 90 dias. Se você fez sua compra pela internet, por meio de catálogos ou por qualquer outro meio fora do estabelecimento comercial, saiba que você tem 7 dias para desistir desta  compra, sem apresentar motivos.
- Os presentes importados adquiridos no Brasil seguem as mesmas regras dos nacionais.
- Nem sempre os brinquedos mais caros são os preferidos das crianças. Tem muito livro infantil, por exemplo, que não custa caro e com o qual a criança se diverte muito!
- E lembre-se: o importante mesmo é você sentar com seu filho, neto, sobrinha, afilhada e brincar junto.
Fonte: Procon Carioca

Nenhum comentário:

Postar um comentário