sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Como garantir que seu filho tome banho sozinho com segurança

banho (Foto: Paola Saliby)
Uma das conquistas do crescimento das crianças é encarar o chuveiro com autonomia, mas elas precisam de supervisão

1ª ETAPA
Mesmo que a criança já se equilibre com segurança, por volta de 1 ano e meio, ela não deve ficar sozinha no banho, nem por pouco tempo. À medida que você a ensaboa, vá mostrando como fazer. Peça, por exemplo, para ela inclinar a cabeça no enxágue do xampu.
2ª ETAPA
A assistência se transformará em comandos verbais quando ela tiver cerca de 2 anos e meio. Enquanto você dá banho, ofereça um pouco de sabão para que ela o espalhe pelo corpo. Mostre como se limpar, onde passar a espuma e como lavar o cabelo. É uma boa hora para ensinar os nomes de cada parte do corpo.
3ª ETAPA
Por segurança, recomenda-se que a criança só tome banho e lave a cabeça sozinha a partir dos 5 anos. Mesmo assim, vale observar se ela faz bem a higiene, especialmente nas axilas e orelhas. Nos genitais, as meninas devem ser orientadas a passar a mão por toda a região, inclusive dentro dos grandes lábios. Comos meninos, é necessário ensinar a explorar a glande do pênis. Por fim, confira se foi retirado todo o sabonete e o xampu. Pode ser preciso ajudar com um enxágue mais intenso. Na hora de secar, cheque as dobrinhas e as partes mais escondidas, como entre os dedos dos pés e atrás da orelha... Também vale um banho supervisionado uma vez por semana, caso os pais avaliem que o filho ainda não incorporou todas as orientações.
COMO COMEÇAR
- Convencer seu filho a tomar banho é uma tarefa difícil? Ofereça brinquedos próprios para esse momento, como canetas que escrevem no vidro e no azulejo ou até potes e utensílios de plástico que já tenha em casa para que ele se divirta.
- É uma choradeira para entrar e muita reclamação para sair do banho, não é? No entanto, a criança precisa entender, aos poucos, que, como tudo na vida, o banho também tem um tempo limitado, e que é preciso cuidar da água do planeta.
QUAIS PRODUTOS ESCOLHER
Utilize produtos próprios para crianças, que são antitóxicos e feitos para uma pele mais sensível. Caso caia xampu no olho, a orientação é lavar com água corrente. Em minutos, o ardor passará. Se houver vermelhidão e coceira excessiva, procure um médico. Para evitar tudo isso, você pode colocar no seu filho uma viseira protetora para banho.
CABELOS
O cabelo da criança pode ser lavado diariamente, especialmente no calor. Mas, como o couro cabeludo infantil produz menos oleosidade que o de um adulto, não há problema se, eventualmente, ela se recusar a lavar. Não há a necessidade do uso de condicionador, mas o produto pode ser utilizado para que fique mais fácil desembaraçar as madeixas da criança, especialmente quando o tipo de cabelo dificulta esse processo.

Se o banho acontecer à noite ou em dias mais frios, o ideal é secar o cabelo com o secador ou, pelo menos, tirar bem o excesso de água dos fios. Em dias mais quentes, é melhor que o cabelo seque naturalmente. Não é recomendado que crianças utilizem o aparelho sozinhas, pois há muitos riscos de queimaduras e machucados.
EVITE ACIDENTES
O uso de um tapete antiderrapante na área do chuveiro é indispensável.
ATENÇÃO AO DESPERDÍCIO
Caso o banho se transforme em uma brincadeira, é preciso lembrar que cada minuto embaixo do chuveiro elétrico gasta, em média, três litros de água. Além disso, banhos muito longos ressecam a pele. Leia, a seguir, sugestões para economizar:
- Reduza o tempo de banho.
- Feche o registro enquanto ensaboa o corpo e lava o cabelo.
- Use baldes ou bacias para reaproveitar a água que cai do chuveiro enquanto você regula a temperatura. Ela só não é utilizada no banho por estar fria, mas pode ser útil para limpar a casa e regar plantas.
- Observe se fechou bem o registro no final. Uma torneira pingando desperdiça 46 litros de água em um dia.

Fonte: Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário