quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Aumento injustificado no preço da água mineral é ilegal

Image result for Aumento injustificado no preço da água mineral é ilegal
O Espírito Santo vive a maior crise hídrica dos últimos 80 anos e em algumas regiões do Estado houve aumento do consumo de água mineral. O crescimento da demanda, tendo em vista as circunstâncias, pode levar à especulação de alguns comerciantes que aumentam injustificadamente o preço dos produtos, prática condenada pelo Código de Defesa do Consumidor.

Diante desta situação, o Procon-ES informa que o artigo 39 da Lei Federal nº 8.078/90 (CDC) veda ao fornecedor elevar o preços de produtos e serviços sem que haja um justo motivo – o aumento dos custos – que seja capaz de refletir no preço final do produto ou do serviço. Esses custos devem ser comprovados por meio de documentos.
A elevação de preço sem justa causa pode configurar, ainda, abuso de direito e ato ilícito, conforme previsto no artigo 187 do Código Civil.
“O aumento dos preços cobrados dos consumidores deve ser proporcional ao aumento dos custos. Aproveitar-se da situação pela qual a população está passando para aumentar os preços dos produtos é prática abusiva, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor. Recomendamos que os comerciantes hajam dentro da legalidade”, ressalta a diretora-presidente do Procon-ES, Denize Izaita.

Fonte: Procon-ES

Nenhum comentário:

Postar um comentário