sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Confira dicas para reduzir o consumo de água em casa

Em um ano, uma torneira desgastada desperdiça 64 mil copos de água
Segurança hídrica

Em um ano, uma torneira desgastada desperdiça 64 mil copos de água.
O cidadão tem um papel importante no controle do consumo de água. No Brasil, quase 40% da água destinada à população das cidades é desperdiçada. Em casa, mudanças de hábito podem reduzir o gasto, ajudando não apenas no valor da conta, mas também o meio ambiente.
Banheiro
Aproximadamente 75% da água consumida numa casa é gasta no banheiro, e diminuir o tempo no banho é fundamental para o uso racional dos recursos hídricos.
Em um banho de 15 minutos, são gastos 240 litros de água em apartamentos e 135 litros em casas, já que a pressão da rede é maior em apartamentos. Cinco minutos são suficientes, e o registro deve ser fechado na hora de lavar o cabelo e se ensaboar. A água utilizada pode ainda ser reaproveitada para lavar roupas e outras atividades da casa, com uma bacia.
Descuidos comuns, escovar os dentes, fazer a barba ou lavar o rosto com a torneira aberta custam caro: em apartamentos, 80 litros de água são desperdiçados em cinco minutos – 12 litros em casas. Portanto, feche a torneira durante a escovação. Outra dica é usar um copo de água para o enxágue. Dessa forma, são poupados 79 litros de água em apartamentos, no caso de três escovações por dia.
A descarga de vasos sanitários com a caixa acoplada gasta cerca de 12 litros. Só utilize a descarga quando necessário, não jogue lixo dentro do vaso e também certifique-se de que a válvula está funcionando bem, pois o desperdício que ela gera quando quebrada pode chegar a 30 litros de água.
Cozinha
Enquanto as louças são lavadas, a torneira também deve ficar fechada. Dessa forma, em 15 minutos, só serão gastos 20 litros de água, contra 240 litros com a torneira aberta. Lavando as louças com uma bacia ou abrindo o registro somente para enxaguar, o uso da água pode se resumir a cinco minutos, economizando 160 litros.
A lavadora, para auxiliar na economia, só deve ser utilizada quando estiver cheia. Máquinas com capacidade para 40 talheres e 45 utensílios gastam 40 litros.
Limpeza da casa
O ideal é que quintais e varandas não sejam lavados, apenas varridos. Em um ano, 14 mil litros de água são usados para lavar um quintal semanalmente. Assim, caso haja a necessidade de lavar a área, a água utilizada na lavagem de roupas pode ser reutilizada.
Fique atento ainda à manutenção da casa, como vazamentos e goteiras, que podem desperdiçar até 46 litros de água por dia – se a água estiver fluindo, são 180 a 720 litros diários. Em um ano, uma torneira desgastada, que não fecha completamente e fica pingando, gasta o equivalente a 64 mil copos de água.
Fonte: Portal Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário