sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Deixar bebê dormir perto dos pais reduz risco de morte súbita em 50%

bebê_sono (Foto: Shutterstock)
Recomendação da Academia Americana de Pediatria é de que o bebê fique no mesmo quarto, mas não na mesma cama 

Entre os maiores medos dos pais de recém-nascidos está a morte súbita do bebê. Por isso, é comum que muitos pais chequem a todo momento se os bebês estão respirando durante o sono. Recentemente, a Academia Americana de Pediatria (AAP) publicou recomendações atualizadas com o intuito de reduzir a morte dos recém-nascidos enquanto dormem.
A entidade passou a aconselhar, por exemplo, que o bebê durma no mesmo quarto dos pais até um ano de vida. O texto diz: “Recomenda-se que os bebês durmam no quarto dos pais, próximo à cama dos pais, mas em uma superfície separada, até completarem o primeiro ano de vida ou pelos primeiros 6 meses, pelo menos. Há evidências de que dormir no quarto dos pais, mas em uma superfície separada, diminui o risco de morte súbita durante o sono em 50%.”
saiO mesmo documento ressalta a importância de o bebê dormir sozinho em um colchão adequado. “Isso evita asfixia, estrangulamento e aprisionamento que podem ocorrer quando a criança está dormindo na cama de um adulto”, diz o documento. Segundo os estudos considerados pela academia, bebês de até um ano de idade não devem dormir acompanhados, nem mesmo de outras crianças. Apesar disso, outras pesquisas afirmam que a cama compartilhada só é perigosa em circunstâncias específicas, como nos casos em que os pais consomem álcool ou fumam ou se o recém-nascido é prematuro. Além disso, o fato de dormir junto facilitaria o aleitamento materno.
A superfície em que a criança dorme também é importante. Materiais muito macios, como cama de água, colchão velho, sofá ou poltrona também aumentam os riscos de morte súbita. O mesmo vale para objetos que ficam no berço da criança, como brinquedos, travesseiros e protetores de grade.
Os estudos epidemiológicos utilizados pela academia incluem crianças de até 1 ano de idade. Portanto, as recomendações para a posição do sono, salvo indicação em contrário, são para o primeiro ano de vida do bebê. Veja abaixo a lista completa da AAP:
1. Colocar o bebê para dormir com a barriga para cima
2. Utilizar colchão firme
3. Amamentação materna exclusiva até 6 meses
4. Dormir no quarto dos pais em cama separada até um ano
5. Não deixar objetos nem brinquedos perto do bebê na hora de dormir
6. Considere oferecer chupeta, já que alguns estudos indicam que ela pode ajudar a evitar a morte súbita, embora os motivos não estejam claros, mas só depois que amamentação estiver firmemente estabelecida.
7. Evite fumar durante a gravidez e depois do parto
8. Evite álcool e drogas durante a gravidez e depois do parto
9. Evite deixar o bebê muito quente ou colocar gorro no bebê
10. Faça acompanhamento pré-natal
11. O bebê deve tomar as vacinas de acordo com a recomendação do governo
12. Evite o uso de produtos que dizem reduzir a morte súbita, como almofadas para segurar o bebê
13. Não use monitores cardiorrespiratórios no bebê para evitar morte súbita
14. Deixar o bebê de barriga para baixo enquanto está acordado e sob supervisão para ajudar no desenvolvimento e evitar a plagiocefalia posicional
15. Não há evidência de que a técnica do casulo diminua morte súbita
16. Profissionais da saúde devem endossar e alertar sobre as recomendações para redução de risco de morte súbita desde o nascimento
17. Meios de comunicação e os fabricantes devem seguir as orientações para sono seguro em suas mensagens e publicidade
18. Os pediatras e outros prestadores de cuidados de saúde primários devem participar ativamente na campanha de sono seguro
19. Pesquisa e vigilância contínua devem ser feitas sobre as causas e fatores de risco da morte súbita
Fonte: crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário