sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Etiquetas trazem informações valiosas

Etiqueta deve conter dados sobre fabricantes ou importadores
Veja os cuidados necessários ao adquirir itens têxteis

Informações contidas na etiqueta são fundamentais; dados sobre o fabricante ou importador devem estar claros.
Comprar produtos têxteis requer atenção. Esse é o alerta do IPEM-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), que desenvolveu uma cartilha sobre quais cuidados tomar na hora de adquirir esses itens.
Clique aqui para acessar.
A instituição mostra que as informações contidas na etiqueta precisam seguir critérios específicos. Devem conter, por exemplo, informações em português sobre o fabricante ou importador, incluindo CNPJ e o país de origem. Além disso, também é necessário estar identificada a composição têxtil, indicação do tamanho e os símbolos de cuidados com a conservação. 
A falta ou incorreção das informações pode levar à autuação e multa de toda a cadeia produtiva. As empresas autuadas têm dez dias para apresentar defesa ao órgão. As multas relacionadas aos artigos têxteis podem variar de R$ 793 a R$ 20 mil, dobrando na reincidência. 
Dicas
Todos os tipos de filamentos utilizados para a produção da peça devem estar mencionados com a incidência percentual de cada um deles (70% algodão e 30% poliéster, por exemplo). Entretanto, é proibido o uso dos nomes das marcas comerciais ou em inglês (como nylon, popeline, lycra, lurex e rayon). 

A etiqueta também deve conter elementos de orientação para a conservação e tratamento do produto. Geralmente são especificados por símbolos ou textos e devem seguir a sequência correta de utilização do produto, como lavagem, alvejamento, secagem, passadoria (ferro de passar) e limpeza profissional (lavagem a seco).
O tamanho das peças de vestuário pode ser indicado por numeração ou letras (38, 40, 42; P, M, G). Mas nos produtos de cama, mesa e banho deve constar a dimensão indicada por meio do Sistema Internacional de Unidades (SI). Vale destacar que nos produtos acondicionados as informações também precisam estar estampadas na embalagem.

Do Portal do Governo do Estado 

Nenhum comentário:

Postar um comentário