A confiança do consumidor teve queda no mês de junho, atingindo
123,5 pontos no mês, frente aos 127,1 pontos apurados em maio.
De acordo com os dados do ICC (Índice de Confiança do Consumidor),
medido pela FGV (Fundação Getulio Vargas) e divulgado nesta
segunda-feira (25), o recuo foi de 2,8%, sendo que a queda reflete,
principalmente, a piora na satisfação com a situação econômica local no
momento.
Entre maio e junho, o indicador que mede a satisfação com a situação
econômica local no momento baixou 4,4%. No período, a proporção de
consumidores que avaliam a situação como boa diminuiu de 31,5% para
27,7% e a dos que a julgam ruim passou de 14,8% para 17,7%.
Para os seis meses seguintes, a expectativa em relação à situação
econômica local tornou-se menos otimista, com o indicado diminuindo
5,9%, de 124,4 para 117,1 pontos. Aqui, a parcela dos consumidores
projetando um ambiente melhor nos meses seguintes passou de 36,5% para
33,1%, enquanto a dos que preveem piora elevou-se de 12,1% para 16,0%.
IE e ISA De modo geral, no sexto mês do ano, na compração com o mês
imediatamente anterior, o IE (Índice de Expectativas) teve queda de
1,8%, de 117,0 para 114,9 pontos.
Já o ISA (Índice de Situação Atual) passou de 145,5 para 139,1 pontos, o que equivale a uma queda de 4,4% no período.
Sobre a pesquisa A Sondagem de Expectativas do Consumidor leva em
consideração os seguintes quesitos: situação econômica do País, da
família, do orçamento doméstico, do grau de dificuldade de encontrar
trabalho e intenções de compras de bens de alto valor.
O levantamento foi realizado entre os dias 01 e 20 deste mês em mais
de dois mil domicílios nas sete principais capitais brasileiras.
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