quinta-feira, 14 de junho de 2012

Vendas de informática sobem com preço menor, diz IBGE

A redução de preços nos equipamentos e materiais para escritório e informática e comunicação levaram o setor a um avanço de 33,2% nas vendas no varejo em abril, na comparação com igual mês de 2011, segundo a Pesquisa Mensal de Comércio, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quinta-feira. Em março, a alta nas vendas, nesse tipo de comparação, tinha sido de 27,3%, e, em fevereiro, de 33,5%.
"Os equipamentos de informática e comunicação continuam demonstrando comportamento positivo, por causa da queda de preços, sobretudo de computadores", apontou Aleciana Gusmão, técnica da Coordenação de Serviços e Comércio do IBGE.
No varejo restrito, a atividade teve o terceiro maior impacto para a taxa global de 6,0% em abril ante o mesmo mês de 2011, com uma fatia de 11,7% no aumento do volume de vendas. O IBGE informou que os preços de microcomputadores já recuaram 9,9% em 12 meses, segundo a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
Os preços mais baixos também favorecem a retomada nas vendas dos combustíveis e lubrificantes. A atividade teve expansão de 6,4% em abril, após já ter crescido em março (5,0%) e fevereiro (4,2%).
Por outro lado, houve aumento de preços em outras atividades que prejudicaram as vendas em abril. O setor de tecidos, vestuário e calçados teve recuo de 1,1% nas vendas em abril ante abril do ano passado. Nos 12 meses encerrados em abril, os preços de artigos de vestuário aumentaram 6,5%, acima da inflação de 5,10% verificada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) no período.

Nenhum comentário:

Postar um comentário