Aproveitando o movimento de redução do Imposto sobre Produtos
Industrializados (IPI) para automóveis, as montadoras reduziram os
preços no atacado a fim de dar um "empurrão" extra para impulsionar as
vendas. A constatação foi feita pelo coordenador de análises econômicas
do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getúlio Vargas
(FGV), Salomão Quadros. No âmbito do IGP-DI, divulgado hoje pela
instituição, o item automóveis para passageiro registrou queda de preços
de 1,36% em maio, ante alta de 0,10% em abril.
"As montadoras
estão querendo desovar seus estoques. Já que vai haver uma redução por
causa do IPI, elas dão uma ajudinha", disse o pesquisador, ressaltando
que esse mesmo efeito ocorreu na época da crise de 2008. A queda no
atacado deve se somar à esperada no varejo, no qual incide a redução do
IPI. "O efeito no varejo vai ser mais intenso, mas pode ser que demore
um pouco a se tornar visível", disse Quadros.
No varejo, o item
automóvel novo registrou queda de preços de 0,90% em maio, ante alta de
0,17% em abril. O pesquisador afirmou que até agora o repasse da redução
do IPI no varejo se deu apenas em parte, porque as concessionárias
ainda têm em seus estoques automóveis que foram faturados antes da
redução do imposto.
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