O brasileiro não está insatisfeito com os altos impostos, mas sim para onde eles são destinados. Essa é a conclusão de um estudo divulgado nesta quinta-feira (24) pelo Instituto Data Popular, que ouviu mais de 3 mil pessoas em 53 cidades de todas as regiões do País.
Mais de 81% dos brasileiros afirmaram que preferem pagar impostos para ter serviços públicos melhores a ter menos tributos. Mas isso ainda está longe de se tornar realidade, já que quase 80% dos entrevistados acreditam que pagam muitos impostos para o serviço que recebem.
Entre as prioridades, o serviço público pior avaliado foi a segurança, com uma avaliação média de 3,64 pontos. Mais da metade dos entrevistados descreveram o serviço como “ruim” ou “péssimo”. A saúde teve uma média de 3,73 de satisfação, o transporte, 3,87, e a educação, 4,56.
O estudo ainda mostra que a insatisfação atinge os três níveis do Poder Executivo (Prefeitura, Estadual e Federal).
A vida melhorou (mas por esforço próprio ou divino)
Mais de 67% dos brasileiros afirmaram que a vida melhorou no último ano. Mas o governo teve participação muito pequena para este o resultado, segundo os próprios ouvintes.
Para a metade deles, a vida melhorou pelo próprio esforço. Já 31% acreditam que a fé os ajudaram a crescer e a família vem em seguida, com 13% dos respondentes. Apenas 2% disseram que o governo ajudou a melhorar suas vidas.
Fonte: MSN
Nenhum comentário:
Postar um comentário