Mais
da metade (53,2%) dos paulistanos entrevistados para a pesquisa
trimestral de sondagem na intenção de compra do Programa de
Administração do Varejo (Provar), da Fundação Instituto de Administração
(FIA), manifestaram o desejo de adquirir bens duráveis no período de
abril a junho deste ano. Esse universo é superior ao apurado no primeiro
trimestre (49,6%), mas indica uma queda de 6 pontos percentuais em
comparação a igual período do ano passado (59,2%).
Na
série histórica iniciada em 1999, esse foi o menor percentual em um
segundo trimestre desde 2004, quando 45,1% dos consumidores consultados
na cidade de São Paulo tinham declarado a intenção de compra. A enquete é
feita com 500 consumidores que informam tanto o valor que acreditam que
devam gastar quanto o tipo de produto desejam adquirir nos seguintes
setores: eletroeletrônicos, informática, cama, mesa e banho, cine e
foto, móveis, telefonia e celulares, material de construção, linha
branca, vestuário e calçados, automóveis e motos, imóveis,
eletroportáteis e viagens e turismo. Também é perguntado sobre a
utilização de crédito.
O
segmento mais apontado foi o de vestuário e calçados (21%), seguido
pelo de telefonia e celulares (11,8%) e viagens e turismo (10,6%). Em
quarta colocação está o setor de eletroeletrônicos (9%), que inclui os
televisores - um bem de consumo que sempre tem maior atratividade em
ano de eventos como o da Copa do Mundo.
Para
Claudio Felisoni de Angelo, presidente do Conselho do Provar/FIA, o
resultado é “preocupante”: além da Copa do Mundo, o segundo trimestre
tem datas expressivas para o comércio como o Dia das Mães e Dia dos
Namorados.
A intenção de compras por meio da internet também revela maior cautela: passou de 88,3%, no primeiro trimestre para 85,3%.
Fonte: JB
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