quinta-feira, 17 de abril de 2014

Locador pode deduzir IPTU e condomínio na declaração do IR


O contribuinte que recebe rendimento de aluguel pode deduzir algumas despesas, desde que pagas por ele.

Assim, quando for apurar a base de cálculo mensal para recolhimento do carnê-leão, o contribuinte poderá excluir do valor do aluguel recebido as quantias relativas ao pagamento do IPTU, independentemente se os rendimentos foram recebidos durante todo o ano ou somente em parte dele, ou que o imposto municipal tenha sido pago à vista ou parcelado, desde que dentro do ano calendário em que o rendimento de aluguel foi recebido.
Também podem ser abatidos os gastos com condomínio e as despesas pagas a imobiliárias e a administradoras de imóveis para cobrança ou recebimento do aluguel.
Dúvidas
01 - Comprei e vendi carro em 2013. Como declaro? (R.S.G.).
Na coluna Discriminação da ficha Bens e direitos, informe a data de compra, nome e CPF/CNPJ do vendedor e as condições de aquisição. Em seguida, informe a venda, com nome e CPF/CNPJ do comprador e o valor de venda. Deixe em branco as colunas de 2012 e 2013. Se a venda foi por mais de R$ 35 mil, pode ser que seja necessário calcular ganho de capital.

02 - Até maio de 2013, era isento. Mudei de emprego e passei a receber mais. Preciso declarar tudo que ganhei ou somente a partir de maio? (L.D.).
Informe os rendimentos recebidos das duas empresas na ficha Rendimentos tributáveis recebidos de PJ pelo titular.

03 - Recebi indenização em processo cível de acidente rodoviário ocorrido há anos. Como declaro? (A.W.V.S.).
Indenização por danos físicos ou por bem material danificado ou destruído, em decorrência de acidente, até o limite fixado em condenação judicial, é isenta. Informe na linha 02 da ficha Rendimentos isentos e não tributáveis.

04 - Fiz acordo trabalhista de R$ 130 mil -49% se referiam a parcelas salariais (tributáveis) e 51%, indenizatórias (isentas). Como declaro? (R.S.).
Informe as verbas separadamente. As isentas, na linha 03 da ficha Rendimentos isentos e não tributáveis. As tributáveis, na ficha Rendimentos recebidos acumuladamente e escolha a tributação (ajuste anual ou exclusiva na fonte) mais vantajosa

Fonte: S.OS. Consumidor

Nenhum comentário:

Postar um comentário