quarta-feira, 9 de abril de 2014

Serviços de Assessoria: Empresas não respondem aos consumidores

Em 2013 um dos setores que menos responderam aos consumidores em suas reclamações no Procon-SP, órgão vinculado à  Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, foram os serviços de assessoria, principalmente os de reabilitação de crédito e de revisão de aposentadorias. Consumidores em dificuldades financeiras e aposentados – com promessas de regularização de sua situação financeira ou aumento do valor de benefício – expostos a abordagens massivas e agressivas destes serviços buscaram no Procon, assim como têm feito junto aos Juizados Especiais Cíveis, para recuperar valores pagos e promessas não realizados.
A empresa de assessoria que registrou maior número de reclamações, sem apresentar solução aos casos, foi a Associação Brasileira de Apoio aos Aposentados – ASBP / PRODAC.  Esta “associação”, ao oferecer seus serviços, induz pessoas idosas a acreditarem que podem conseguir revisão de seus benefícios previdenciários, desde que participem do quadro associativo, mediante o pagamento de uma taxa, ou pagamento direto de valores, acompanhados da promessa  de  melhorias  em seus rendimentos. A ASBP, além de demandada judicialmente através de centenas de ações propostas por suas vítimas, tem contra ela procedimentos instaurados pelo Ministério Público, nas esferas cível e criminal.
Já os serviços de reabilitação de crédito são contratados pelos consumidores com o objetivo de renegociar dívidas e eliminar restrições em cartórios de protesto e nos serviços de proteção ao crédito. No entanto, muitas vezes essas empresas não realizam o trabalho legitimamente esperado pelo consumidor – ter a dívida renegociada e o nome regularizado. Muitos dos serviços que são cobrados poderiam ser feitos com a mesma efetividade pelo próprio consumidor, como, por exemplo, apresentação de cheque pago ao cartório ou obtenção de contato com o credor. Veja dicas no blogEducação para o consumo.
Abaixo veja a lista das empresas de assessoria e reabilitação de crédito mais reclamadas em 2013, que apresentam em comum o baixíssimo índice de solução.

 
Das empresas classificadas, apenas a primeira colocada presta serviços de assessoria ao aposentado. As demais são empresas de reabilitação de crédito.
O consumidor que tiver dúvidas ou quiser fazer uma reclamação, pode procurar o Procon de sua cidade.
Fonte: Procon SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário