Em 2013 um dos setores que menos responderam aos consumidores em
suas reclamações no Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e
da Defesa da Cidadania, foram os serviços de assessoria, principalmente
os de reabilitação de crédito e de revisão de aposentadorias.
Consumidores em dificuldades financeiras e aposentados – com promessas
de regularização de sua situação financeira ou aumento do valor de
benefício – expostos a abordagens massivas e agressivas destes serviços
buscaram no Procon, assim como têm feito junto aos Juizados Especiais
Cíveis, para recuperar valores pagos e promessas não realizados.
A empresa de assessoria que registrou maior número de reclamações, sem apresentar solução aos casos, foi a Associação Brasileira de Apoio aos Aposentados – ASBP / PRODAC. Esta “associação”, ao oferecer seus serviços, induz pessoas idosas a acreditarem que podem conseguir revisão de seus benefícios previdenciários, desde que participem do quadro associativo, mediante o pagamento de uma taxa, ou pagamento direto de valores, acompanhados da promessa de melhorias em seus rendimentos. A ASBP, além de demandada judicialmente através de centenas de ações propostas por suas vítimas, tem contra ela procedimentos instaurados pelo Ministério Público, nas esferas cível e criminal.
Já os serviços de reabilitação de crédito são contratados pelos consumidores com o objetivo de renegociar dívidas e eliminar restrições em cartórios de protesto e nos serviços de proteção ao crédito. No entanto, muitas vezes essas empresas não realizam o trabalho legitimamente esperado pelo consumidor – ter a dívida renegociada e o nome regularizado. Muitos dos serviços que são cobrados poderiam ser feitos com a mesma efetividade pelo próprio consumidor, como, por exemplo, apresentação de cheque pago ao cartório ou obtenção de contato com o credor. Veja dicas no blogEducação para o consumo.
Abaixo veja a lista das empresas de assessoria e reabilitação de crédito mais reclamadas em 2013, que apresentam em comum o baixíssimo índice de solução.
A empresa de assessoria que registrou maior número de reclamações, sem apresentar solução aos casos, foi a Associação Brasileira de Apoio aos Aposentados – ASBP / PRODAC. Esta “associação”, ao oferecer seus serviços, induz pessoas idosas a acreditarem que podem conseguir revisão de seus benefícios previdenciários, desde que participem do quadro associativo, mediante o pagamento de uma taxa, ou pagamento direto de valores, acompanhados da promessa de melhorias em seus rendimentos. A ASBP, além de demandada judicialmente através de centenas de ações propostas por suas vítimas, tem contra ela procedimentos instaurados pelo Ministério Público, nas esferas cível e criminal.
Já os serviços de reabilitação de crédito são contratados pelos consumidores com o objetivo de renegociar dívidas e eliminar restrições em cartórios de protesto e nos serviços de proteção ao crédito. No entanto, muitas vezes essas empresas não realizam o trabalho legitimamente esperado pelo consumidor – ter a dívida renegociada e o nome regularizado. Muitos dos serviços que são cobrados poderiam ser feitos com a mesma efetividade pelo próprio consumidor, como, por exemplo, apresentação de cheque pago ao cartório ou obtenção de contato com o credor. Veja dicas no blogEducação para o consumo.
Abaixo veja a lista das empresas de assessoria e reabilitação de crédito mais reclamadas em 2013, que apresentam em comum o baixíssimo índice de solução.
Das
empresas classificadas, apenas a primeira colocada presta serviços de
assessoria ao aposentado. As demais são empresas de reabilitação de
crédito.
O consumidor que tiver dúvidas ou quiser fazer uma reclamação, pode procurar o Procon de sua cidade.
O consumidor que tiver dúvidas ou quiser fazer uma reclamação, pode procurar o Procon de sua cidade.
Fonte: Procon SP
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