Já aconteceu com todo mundo, ou quase: você chega no caixa do supermercado para passar as compras e o valor da conta é bem maior que o previamente imaginado. Você sai da loja encucado pensando “como os preços subiram!” e começa a se preocupar com as contas do mês.
Claro que os preços sobem, mas uma parte disso também tem a ver com a forma como você lida com as compras. Fundamentalmente, somos seres impulsivos. Cansados do excesso de trabalho, a avalanche de informações e o exagero de responsabilidades, ficamos mais vulneráveis e frágeis: com uma séria tendência a aceitar a maior parte do que nos ofertam.
É aí que mora o perigo. “O supermercado é um lugar criado para estimulá-lo ao máximo, fazer você agir por impulso e separá-lo do seu dinheiro”, lembra André Massaro, educador, consultor financeiro e pesquisador na área da psicologia econômica, que estuda a tomada de decisão das pessoas em situações de consumo, investimento, carreira, entre outras. “Uma rede grande tem muitos recursos, contratam os melhores psicólogos, antropólogos e profissionais de marketing que o dinheiro puder pagar.” Tudo isso para despertar o seu desejo de comprar.
A pergunta central é: dá para lutar contra essas estratégias? A resposta de Massaro é clara. “O consumidor está lutando contra um exército, não dá para vencer o supermercado”, diz. Mas ele garante que dá para reduzir o impacto dessas artimanhas. E uma boa notícia: é razoavelmente fácil fazer isso.
Basta buscar informação e observar o próprio comportamento. “Essa coisa de evitar de ir ao supermercado com fome, por exemplo, é só a ponta de um fenômeno absolutamente mental e muitas vezes inconsciente”, explica o estudioso. Por isso, se você entrar na loja consciente das suas limitações e pronto para receber uma avalanche de estímulos, tudo pode mudar. “Se você mostrar para a pessoa que isso é feito dessa forma, ela fica mentalmente vacinada.”
Confira algumas sugestões de Massaro para você manter mais dinheiro no seu bolso e menos na caixa registradora do supermercado.
1 – Irás aos mesmos supermercados
Parece estranho, mas saber exatamente onde fica cada produto vai te ajudar muito a evitar as compras por impulso naquela “passeadinha” enquanto procura o pão ou o leite. O próprio Massaro diz utilizar essa técnica para evitar gastar mais que o previsto. “Na maior parte das vezes os supermercados são organizados de forma similar, em uma escala produtos de menor valor agregado para a direita, como frutas e legumes, e outros mais caros, como os eletrodomésticos à esquerda”, explica. “Só que nem sempre é assim, então você se vê obrigado a circular. Melhor ir na loja em que você sabe onde as coisas estão.”
2 – Evitarás as promoções “pague dois leve três”
Tudo no supermercado tem uma razão de estar lá, inclusive aquela promoção para desovar o estoque que está com o vencimento mais próximo. E os profissionais do varejo sabem o quanto nós, meros mortais, somos incapazes de resistir a uma promoçãozinha. Por isso, repita como um mantra: não importa a promoção, comprar o que não precisa será, invariavelmente, um gasto a mais.
3 – Não tentarás sair em vantagem
Exatamente por que eles sabem dos nossos impulsos e do nosso comportamento no comércio, Massaro tem uma má notícia. “A gente não consegue vencer o supermercado e temos a necessidade psicológica de levar alguma vantagem”, diz. Quando você estiver pensando que este ou aquele produto está saindo “quase de graça” é porque você estava pagando mais antes e, naquele momento, era interessante para o mercado fazer você acreditar que está em vantagem.
O mesmo se aplica a “oportunidades únicas” e também a àquelas promoções das dez últimas unidades da televisão plasma ou do fogão de seis bocas: o dinheiro que o mercado está deixando de receber na promoção certamente é compensado nos outros produtos.
Fonte: IG
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