sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Alerta: Falso e-mail sobre Enem pode roubar dados de internautas

Criminosos virtuais usam a técnica do phishing

 
Criminosos aproveitaram a recente movimentação no site do Inep por causa dos resultados do Enem, e criaram um e-mail falso para atrair internautas. O golpe consiste em um típico ataque de phishing, que utiliza falsificação de identidade. Os criadores usam spams, sites maliciosos e mensagens instantâneas de e-mail, como é o caso, fingindo serem empresas confiáveis trazendo comunicados oficiais. O objetivo é fazer com que ususários revelem informações sigilosas, geralmente números de contas bancárias, senhas, ou dados relacionados a cartões de crédito, entre outros.
Para esse golpe específico, os cybercriminosos reproduziram o layout do site do Enem no e-mail que está sendo enviado pelo menos desde o dia da divulgação dos resultados do exame, que só foram liberados no final do dia 13. Como a mensagem parece legítima, por ser realmente muito parecida com o que se vê no site do Enem, o candidato ou internauta pode ser facilmente enganado e acessar o link que vem no final da mensagem. 

Outro fator que dá credibilidade ao e-mail é que o remetente parece ser o próprio MEC, mas o link trazido na mensagem é para um site desconhecido, e consequentemente, suspeito.
Para não cair nesse golpe, siga as seguintes dicas:
1 - Passe o mouse sobre o link antes de clicar e verifique se o endereço realmente remete para um site confiável, cujo nome corresponde ao que diz o e-mail;
2 - Não clique em links de e-mail não solicitados, mesmo que de remetentes conhecidos;
3 - Verifique os remetentes e cheque diretamente nos sites deles se o e-mail é legítimo;
4 - Em casos como os do Enem, prefira acessar o site do MEC diretamente, ao invés de clicar em links enviados por e-mail.

Fonte: Administradores Notícias 

Nenhum comentário:

Postar um comentário