O brasileiro está cada vez mais preocupado com o
consumo responsável de energia e a segurança dos produtos, mesmo que
tenham de pagar mais por isso. Segundo revela a pesquisa anual realizada
em dez estados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e
Tecnologia (Inmetro), quando o tema é segurança, 65,1% dos entrevistados
dariam preferência a artigos com o selo de identificação do Inmetro,
que avalia a segurança dos produtos, mesmo que fossem de marcas não
conhecidas. Esse valor registrou crescimento de 13,4% em relação à
pesquisa do ano passado. Outro dado que chamou a atenção foi que 61,4%
preferem produtos com o selo, mesmo que tenham de desembolsar 10% a
mais.
O estudo indica ainda que 62,1% dos consumidores preferem
produtos com a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE),
aquela que classifica de A a E o consumo de energia dos
eletroeletrônicos, e 92% afirmam conhecê-la.
O estudo aponta,
porém, um comportamento preocupante do consumidor. Ao mesmo tempo em que
a maioria se importa em checar o selo de segurança do Inmetro em
eletrodomésticos (59,8%) e brinquedos (55,7%), 32,1% dos entrevistados
afirmaram já ter adquirido um produto no mercado informal, em camelô,
nos últimos 12 meses, sendo que 37,1% compraram brinquedos e 19,4%,
artigos escolares.
—As pesquisas dão subsídios para identificar a
percepção da sociedade em geral e contribuem para o Inmetro aperfeiçoar
regulamentos, processos, produtos e serviços, de acordo com as sugestões
apontadas — afirma Silvio Ghelman, chefe da Divisão de Gestão
Corporativa (Dgcor), responsável pelo estudo.
O levantamento
revela ainda que, dentre os consumidores brasileiros que conhecem ou
ouviram falar do Inmetro (81,2% dos entrevistados), 86,9% confiam no
instituto.
Novo padrão para plugues e tomadas
O
padrão brasileiro de plugues e tomadas também foi abordado na
entrevista: entre os que conhecem o novo padrão adotado no país (89,7%),
79,4% o consideram mais seguro. Com relação à necessidade de adaptação
ao padrão, 55,6% dos entrevistados afirmaram ter trocado alguma tomada
da casa e 23,3% fizeram uma nova instalação elétrica em sua residência.
Dentre os entrevistados que precisaram fazer uma troca de tomada ou uma
nova instalação, apenas 11,9% tiveram alguma dificuldade no processo.
Encomendada
ao Instituto MDA, conveniado à Universidade de Lavras (MG), o estudo
foi realizado entre os dias 19 de janeiro e 12 de fevereiro deste ano, e
ouviu 3.387 pessoas de 10 estados de todas as regiões do país, com
idade a partir de 16 anos, com objetivo de avaliar o hábito de compras
da população e a opinião da sociedade sobre a atuação do Instituto.
Fonte: O Globo
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