quarta-feira, 3 de junho de 2015

Poluição sonora pode levar ao aumento da circunferência abdominal e obesidade, diz estudo

Image result for Poluição sonora pode levar ao aumento da circunferência abdominal e obesidade, diz estudoQue a poluição sonora faz mal aos ouvidos, todo mundo sabe. Mas a ciência tem demonstrado que os danos do excesso de som podem trazer à saúde são maiores do que isso. Pesquisadores suecos do Instituto de Medicina Ambiental, do Karolinska Institutet, perceberam uma relação entre viver em locais muito barulhentos e o aumento de peso e da circunferência abdominal.
O estudo analisou 5075 pessoas que vivem em locais em que há excesso de poluição sonora, com barulhos de trânsito de carros, aviões e trens. Através de questionário e exame médico, eles analisaram os marcadores de obesidade da Organização Mundial da Saúde (OMS): índice de massa corporal (IMC), circunferência da cintura e relação entre cintura e quadril.
Como resultado, os pesquisadores perceberam que a cada cinco decibéis a mais de poluição sonora havia um aumento de 0,21 centímetros da medida da cintura das pessoas observadas quando expostas constantemente a pelo menos uma dessas fontes de poluição sonora.
Mente sofre... E o corpo também!
Os pesquisadores não sabem ao certo o por que dessa relação, mas desconfiam que o motivo é o estresse que a poluição sonora pode trazer. Quando o corpo entra em estresse, uma série de mudanças hormonais. Primeiro por causa do cortisol, que aumenta a gordura corporal, causando um quadro de inflamação. Além disso, há uma alta da insulina no corpo que resulta em uma maior concentração de tecido adiposo no abdômen, tipo de gordura mais perigosa para a saúde. Veja mais malefícios do estresse para a saúde:
Fonte: Minha Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário