sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Cervejas com até 0,5% de álcool passam no teste do bafômetro, diz Inmetro

Cervejas sem álcool passam no bafômetro, afirma InmetroO Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) avaliou dez cervejas sem álcool comercializadas no Brasil, sendo seis nacionais e quatro importadas, para verificar a concentração da substância química nos produtos. Depois do consumo, foi feito um teste com o bafômetro, para verificar se o motorista poderia ser responsabilizado pelos critérios da Lei Seca, já que essas cervejas, na verdade, podem ter até 0,5% de teor alcoólico.
Os testes simularam uma Operação da Lei Seca. Cada marca de cerveja foi servida para quatro voluntários, homens e mulheres com perfis variados em relação ao consumo de álcool. Cada pessoa bebeu até 700ml das cervejas sem álcool, e a avaliação dos resultados foi feita de 15 a 30 minutos após a ingestão da bebida. Rose Maduro, responsável pela análise, afirmou que todos os consumidores passaram no teste do etilômetro sem acusar nenhuma quantidade de álcool, permanecendo 0,0 mg/l em todos os sopros.
A conclusão do Inmetro é que a cerveja com até 0,5% de teor alcoólico pode ser anunciada como “sem álcool” e a ingestão moderada da bebida não provoca alteração no teste do bafômetro. Foram analisadas as seguintes marcas: Bavária (0,0%), Brahma (0,0%), Colônia (0,2%), Erdinger (0,4%), Estrella Galicia (0,0%), Itaipava (0,0%), Liber (0,0%), Paulaner (0,4%), Schin (0,0%) e Schneider Weisse Tap 3 (0,3%).
Fonte: Extra

Nenhum comentário:

Postar um comentário