quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Consumidor deve ficar atento a fraudes de CPF, que aumentaram 30% neste ano

Apesar das vantagens oferecidas pelo comércio eletrônico, o cuidado com compras à distância deve permanecer

Sem dúvidas o comércio eletrônico forneceu muitas vantagens ao consumidor. Afinal, nada melhor que comprar um produto no conforto do sofá de casa, certo? Para tornar essa ação ainda melhor, você deve saber que o Reclame AQUI disponibiliza ferramentas de pesquisa que possibilita ao cliente procurar quais são as empresas mais confiáveis do mercado para não cair em armadilhas. Mas, de qualquer forma, é importante sempre manter atenção quando fizer compras à distância, que ainda hoje podem oferecer alguns riscos. 
Um fato que consolida esses riscos é o de fraudes com CPF terem crescido 30% no primeiro semestre em número de operações e 70% em termos de valores (subiu de R$ 900 milhões no primeiro semestre de 2014 para R$ 1,3 bilhão neste ano). Um dos principais focos desses desvios são as compras via internet com cartão de crédito clonado, aponta a CCFácil, distribuidora de serviços de consultas cadastrais do Serasa Experian.
Alexandre Oliveira, gerente da empresa, afirma que cerca de 30% dos usuários de cartão no país já sofreram com fraudes, e que as empresas do Brasil que usam monitoramento de CPF ainda não chegam a 5%.
Nos casos de clonagem, normalmente quem arca com o prejuízo é o comércio eletrônico, o que já levou uma grande rede do varejo a desistir da modalidade de venda virtual. Oliveira observa que um monitoramento seria importante sobretudo em datas comerciais, como Dia das Crianças e Natal, quando, além do crescimento das vendas, também aumenta o número de fraudes.
Fonte: Reclame Aqui

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