terça-feira, 25 de agosto de 2015

Entenda e saiba diferenciar os prazos e garantias assegurados ao consumidor

    Entenda as diferenças nos prazos Foto: FreeImages
  • Garantia legal x garantia contratual
    Ao efetuar uma compra, é importante que o consumidor entenda os prazos que o resguardam de eventuais dores de cabeça com o fornecedor do produto. São três modalidades de garantia: a legal, a contratual e a estendida 
  • Bens não duráveis: prazo é menor
    A garantia legal é estabelecida pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC), que fixa 30 dias para a reclamação do consumidor sobre problemas com o produto se ele não for durável ou 90 dias se for durável. 
  • No vício oculto a contagem é diferenciada
    É importante ressaltar que no caso de um vício oculto, defeito que só aparece depois de um tempo de uso, o prazo assegurado pelo CDC começa a contar a partir do momento em que o problema é constatado. 
  • Tempo além do CDC
    A garantia contratual é aquela acrescentada pelo fornecedor. Sua vigência começa a partir da data de emissão da nota fiscal, com o prazo e condições expressas nos termos de garantia do produto. 
  • Seguro contratado na loja
    Há ainda a garantia estendida, oferecida pelas lojas. Nesta entra em cena uma terceira empresa, sem relação com o fabricante e que, na verdade, oferece um seguro ao consumidor.
  • Informe-se sobre a garantia estendida
    Na garantia estendida, há três modalidades: a original, cuja cobertura é igual à da garantia original de fábrica; a original ampliada, que possui acréscimos à original; e a diferenciada, que é menos abrangente que a original. É recomendável que o consumidor informe-se sobre a modalidade do seguro e receba o contrato. 
  • Acionamento da Justiça
    É de cinco anos o prazo para pedir indenização por danos de acidentes causados por produtos ou que fazem mal à saúde e à segurança do consumidor. Nestes casos, assim como a fábrica, o vendedor também é responsável solidário pelo produto. As alterações decorrentes de mau uso são de responsabilidade do consumidor.
Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário