Levantamento
feito pela Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e
da Defesa da Cidadania, aponta que entre janeiro a julho deste ano
foram feitas 70 campanhas de recalls de veículos, atingindo um
total de 1.847.524 unidades. No mesmo período do ano passado foram 47
campanhas, atingindo 802.688 veículos. Ou seja, um aumento de 130% de
afetados e de 48% do total de campanhas. Os principais problemas
apresentados foram falhas no sistema de injeção de combustível, com 14
campanhas, seguido pelo sistema de air bag, com 11 chamamentos.
Neste
ano, as montadoras que mais realizaram campanhas foram a Volkswagem
(07), a Jeep e Yamaha (06 cada), Ford e Land Rover (05 cada) Chevrolet,
Audi e BMW (04 cada). E, no fim da lista, vem a Ferrari, que fará um
recall em um único veículo. No período de 2002 até julho de 2015, foram
registradas 883 campanhas no Brasil, a Chevrolet é a marca que lidera os
problemas de recall com um total de 56 chamamentos.
No
mesmo período também houveram recalls de bicicleta, alarme de incêndio,
carrinho de bebê, berço infantil e de medicamento, totalizando sete
campanhas. Elevando o total de recalls no período para 77 chamamentos.
Consulte o banco de dados de recall da Fundação Procon-SP aqui.
O que é recall?
O
recall é um chamado que as empresas fazem quando um produto ou serviço
apresenta um defeito que coloque em risco a saúde e a segurança do
consumidor. O objetivo é corrigir problemas e prevenir acidentes. A
medida está prevista no artigo 10 do Código de Defesa do Consumidor
(CDC) que estabelece que “O fornecedor não poderá colocar no mercado de
consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto
grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança”.
O
CDC determina que o fornecedor que verificar algum defeito após a
colocação do produto ou serviço no mercado, deve comunicar o fato
imediatamente às autoridades e aos consumidores. Além disso, qualquer
pessoa pode comunicar o fornecedor, Procon ou demais autoridades sobre
acidentes de consumo. Todos os recalls devem ser amplamente
divulgados em mídias de grande circulação. O Procon-SP divulga
regularmente qualquer tipo de recall registrado.
Com
o intuito de conscientizar o consumidor sobre a importância de atender
aos os chamados dos fornecedores para o reparo ou troca de produtos, o
Ministério da Justiça lançou a campanha "recall: direito seu e dever do
fabricante". A campanha foi desenvolvida em conjunto com o Grupo de
Estudos Permanentes de Acidentes de Consumo (GEPAC) – grupo do qual o
Procon-SP é integrante.
Fonte: Procon-SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário