De acordo com o indicador Serasa Experian,
só em maio deste ano foram registradas 161.102 tentativas de fraude
contra o consumidor. Diante desse cenário, o Portal do Consumidor,
baseado na Cartilha de Segurança para Internet do Cert.br, reuniu dicas importantes para evitar casos de ataques cibernéticos.
- Redobre a atenção ao realizar compras pela internet
Os consumidores que
buscam promoções na web devem ficar atentos aos golpes que estão
circulando, um dos artifícios mais usados atualmente é a criação de
sites falsos com preços de produtos abaixo da média do mercado,
conseguindo atingir um grande número de vítimas que, após efetuarem o
pagamento, não recebem os itens. Veja alguns cuidados ao utilizar o
comércio eletrônico:
- Busque sempre opinião de amigos e familiares que já realizaram qualquer compra na loja virtual que está oferecendo o produto. Outra opção é procurar na internet opiniões de outros consumidores em sites especializados em tratar reclamações de clientes insatisfeitos com as lojas.
- Faça uma pesquisa sobre o valor de mercado do produto. Se a oferta for muito inferior ao anunciado por outros sites, desconfie.
- Antes de efetuar a compra, procure saber o endereço e o telefone do anunciante, ligue para o número de contato informado no site e busque na internet informações sobre o CNPJ da loja.
Mesmo após todos esses cuidados, caso caia nas armadilhas dos golpistas, procure o Procon mais próximo de sua residência.
- Fique de olho ao utilizar redes Wi-Fi públicas
Evite acessar redes de Wi-Fi
desconhecidas, principalmente ao realizar compras online, transações
bancária, ou até mesmo acessar suas redes sociais. Pode ser que
softwares estejam monitorando e capturando todos os dados que transitam
por essa rede aberta, tais como senhas, números de cartão de crédito
entre outros. Para aumentar sua segurança:
- Instale um antivírus para celulares.
- Desative o acesso automático às redes sem fio, ativando-as apenas quando entender que é necessário utilizar.
- Opte por atualizar seu aparelho apenas em uma rede Wi-Fi confiável, ou sua rede 3G.
- Não abra e-mails duvidosos
Atualmente o e-mail é uma das principais
ferramentas utilizadas pelos estelionatários para tentar aplicar golpes
na web. Salientamos que os bancos jamais fazem atualização de dados
enviando uma mensagem na por correio eletrônico ou pedindo por telefone.
Por isso, qualquer correspondência virtual suspeita deve ser
imediatamente removida, evitando que os criminosos consigam capturar
indevidamente suas informações bancárias. Por isso:
- Mantenha sempre atualizado o seu software de proteção e antivírus.
- Tenha cuidado com e-mails suspeitos. Ao receber notificações de pagamentos, o indicado é entrar em contato com a empresa solicitante.
- Desconfie de situações onde é necessário efetuar algum pagamento com a promessa de receber um valor maior.
- Cuidado ao instalar aplicativos ou programas em seu celular
Uma boa maneira de evitar a instalação de
apps maliciosos em seu smartphone é utilizar apenas as lojas oficiais
de seu aparelho para efetuar o download.
Antes de realizar a instalação do
aplicativo, faça uma análise de acordo com número de vezes ele já foi
baixado, as qualificações recebidas e os comentários de pessoas que
utilizam o serviço.
- Cuidado para não pagar títulos fraudados
Um dos golpes que está crescendo no
Brasil é o do boleto falso. Os estelionatários enviam um documento com
os números do código de barras alterado, desviando o pagamento efetuado
pelo consumidor para outra conta. Geralmente a pessoa só percebe o
ocorrido após receber cartas de empresa de cobrança informando sobre o
débito em aberto.
Por isso, caso desconfie de um boleto:
- Verifique se os três primeiros números correspondem ao código do banco emissor do documento. Consulte no site da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) cada um deles.
- Veja se o beneficiado informado na tela corresponde ao fornecedor do produto ou serviço.
- Se os números não forem iguais, o pagamento não deve ser feito, pois pode ser fraude.
- Fonte: Diário do Consumidor
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