segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Compre Bem: aprenda a identificar as pegadinhas nos rótulos dos alimentos

Pães integrais podem ter farinha branca
Na hora de escolher um produto na prateleira do supermercado, o cliente leva em conta a marca e a embalagem. O que poucos observam, mas é fundamental, é o que vem discriminado no rótulo. Segundo a nutricionista Arlete Santos, do Instituto Lênus, é preciso observar alguns detalhes antes de cair em tentação e encher o carrinho.
— Recomendo dar um tempinho para ler três itens do rótulo que ajudam a identificar se o alimento é bom ou não para a saúde: nome oficial, lista de ingredientes e tabela de informação nutricional – orienta.
Segundo Arlete, um engano comum é achar que uma embalagem com néctar de fruta é puro suco.
— Por isso, é importante dar atenção ao percentual de fruta apresentado no rótulo da bebida — afirma a especialista.
Ela indica usar a lista de ingredientes também para identificar o uso de adoçantes, pois alimentos doces que destacam que não é preciso adoçar ou “não contém açúcar”, geralmente, colocam adoçantes como substituto, segundo Arlete.
A nutricionista Sonja Salles alerta para a gordura vegetal do biscotinho do café, o famoso integral tipo cream cracker.
— Os rótulos não são muito claros em relação ao tipo de gordura utilizada na preparação. Dizem apenas “gordura vegetal”. Mas qual? Seria interessante especificar — diz ela.
A nutricionista Josiane Spencer lembra dos vilões no rótulo de outro item muito comprado, o pão integral:
— Se um pão dito integral começar a lista de ingredientes com “farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico” significa que o produto contém mais farinha branca do que qualquer outro item na receita.
Confira abaixo outras dicas que o EXTRA selecionou para você.

Fonte: Extra

Nenhum comentário:

Postar um comentário