sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Usa muito o ar-condicionado? 5 dicas para economizar energia


Image result for Usa muito o ar-condicionado? 5 dicas para economizar energia
Em determinadas épocas de altas temperaturas, somente a presença de um ar-condicionado pode aliviar o calor. No entanto, apesar do conforto oferecido, o ar-condicionado pode se tornar um grande vilão no final do mês. No post de hoje, você aprenderá algumas dicas para economizar com energia.
Toda a comodidade de um ar-condicionado tem um preço e você possivelmente está pagando caro por ele. Para que você continue aproveitando o ar-condicionado com tranquilidade, sem sofrer para pagar a conta de luz, confira as nossas dicas para economizar com energia.
Adquira o ar-condicionado adequado
É muito comum optarmos pelo ar-condicionado que esteja com um preço mais acessível nas lojas. No entanto, esse não deve ser o único fator de escolha. Nessa hora é importante comprar o modelo do equipamento de acordo com o ambiente em que ele será instalado.
Em termos de economia não será viável comprar, por exemplo, um ar-condicionado abaixo da capacidade ideal e desejar que ele funcione com eficiência naquele ambiente. Lembre-se de que ao usar toda a potência do aparelho, o consumo de energia será maior e você não estará economizando.
No inverno, desligue o aparelho
Nos meses de frio é recomendado dar férias para o ar-condicionado. Por isso, evite o uso e opte sempre por desligá-lo da tomada, já que você não precisará dele para se refrescar com frequência. Para as pessoas e ambientes que necessitam de refrigeração constante, indicamos o uso de ventiladores. Assim você utiliza um equipamento que gasta menos energia e se livra do calor.
Não deixe-o próximo de lugares quentes
O ar-condicionado é um aparelho bastante exigente e precisa ser instalado em locais adequados para evitar o desperdício de energia. Você sabia que um aparelho instalado em local inapropriado pode consumir até 20% a mais de energia?
Então fique atento à hora da instalação: é recomendado instalá-lo em paredes que não estejam expostas ao sol, pois o motor externo pode superaquecer e elevar o consumo de energia elétrica. Não se esqueça de que essa dica também vale para aparelhos que emitem ondas de calor. Jamais deixe o ar-condicionado próximo de equipamentos elétricos como computadores e geladeiras.
Realize manutenções preventivas
Assim como qualquer aparelho, o ar-condicionado também precisa de manutenções preventivas constantes. Além de potencializar a vida útil do equipamento, ao deixar o filtro limpo você consegue economizar mais energia, pois quando eles estão sujos a circulação de ar é obstruída, forçando o aparelho a trabalhar ainda mais — e gastar mais energia! Limpou os filtros? Então não se esqueça de que as entradas e saídas também são importantes, devido ao pó e a sujeira que acumulam.
Use com consciência
O ar-condicionado é um conforto que todos nós merecemos. Entretanto, usá-lo com responsabilidade é fundamental para não ter surpresas desagradáveis com a conta de energia. Desligá-lo quando for sair ou quando a temperatura está amena são gestos essenciais.
Outra dica importante é não ficar desligando e ligando a todo momento o aparelho, já que depois de desligado ele precisará “trabalhar mais” para resfriar o ar novamente — além de promover um desgaste prematuro do aparelho, você sentirá as consequências dessa atitude no próprio bolso.
Pronto! Com essas dicas para economizar com energia você continuará aproveitando os benefícios do ar-condicionado sem precisar pagar mais caro por isso.
Fonte: Tribuna da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário