sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Especialista dá dicas para escolher alimentos em feiras livres

Produtores apontam aumento da procura por alimentos cultivados sem agrotóxicos (Foto: Ive Rylo/G1 AM)Veja dicas de segurança alimentar; pescado exige atenção de consumidores.
É preciso saber escolher ingredientes certos antes de comandar o fogão.

Antes de preparar os pratos da gastronomia é preciso escolher bons ingredientes. Muitos dos produtos usados na culinária amazônica - principalmente os peixes de água doce- estão disponíveis em feiras livres. Nesses locais, é preciso ficar atento e seguir algumas dicas para não adquirir produtos contaminados. O G1 conversou com um especialista no assunto e listou algumas dicas (confira abaixo).
De acordo com o Presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Amazonas, o especialista em Medicina de Família e Comunidade, Marc Storck, é importante que o consumidor observe com muita cautela o espaço em que os alimentos estão expostos e as condições higiênicas de quem manuseia os produtos.
Ir à feira todos os fins de semana já faz parte da rotina da aposentada Elídia Vieira, 65 anos, que não abre mão da variedade dos alimentos frescos. “Venho sempre comprar peixes, frutas e verduras, porque são mais frescos que no supermercado”, afirmou.
Ela diz ser cuidadosa na hora de escolher os produtos. “Eu sempre dou uma ‘olhadinha’ em tudo o que tenho interesse de levar, principalmente quando vou comprar peixe. Prefiro sempre peixes frescos e com qualidade”, disse.
A "olhadinha" é uma das principais armas que o consumidor possui na hora de adquirir os produtos nas feiras livres. “A primeira coisa que se deve observar é o ambiente, que deveria estar limpo. Não deve ter acúmulo de lixo nas instalações da feira e, se tiver, deve estar em local apropriado em lixeiras”, apontou.
Os cuidados na armazenagem adequada do lixo são importantes para que não ocorra a atração de vetores, responsáveis pela contaminação dos alimentos, conforme explicou o médico.
“Uma das formas de contaminação dos alimentos é a presença de vetores. Entre os mais comuns em feiras são moscas, baratas e outros insetos que aproveitam da presença do lixo e da não proteção do alimento e vão tentar se instalar nos alimentos”, disse Storck.
Outro ponto importante é checar as características dos alimentos, para isso a feira tem que estar bem iluminada. “Você vai ter que fazer a inspeção no alimento, olhar com muita cautela para ver se ele não esta com resíduos, se a fruta não está machucada ou roída por ratos. Ou ainda, se está cortada indevidamente. Na hora que se corta uma fruta ou verdura, no local em que a faca passou é porta de entrada para micro-organismos que podem causar danos à saúde”, afirmou Storck.
Além disso, é importante observar se o feirante utiliza Equipamentos de Proteção Individual (EPI). “Será que ele esta usando touca, botas, luvas e roupas adequadas? Caso contrário, este feirante pode ser agente transmissor para o alimento. Por exemplo, se ele tiver uma lesão na mão e, não estiver com luva, pode contaminar o peixe. Se as unhas estiverem sujas e compridas e sem higiene, é uma fonte de contaminação. É importante observar também quem vende o produto”, indicou.
Em feiras que comercializam produtos já embalados, Storck aconselhou que se atente para as datas de validade impressas.
Pescado
“No caso do peixe, ao perceber que ele esta soltando muita escamada, é sinal de envelhecimento. E, se está fora do gelo ou da refrigeração, provavelmente tem pouco tempo de vida útil, se não tiver já comprometido”, afirmou Storck.
As guelras do peixe não podem estar enegrecidas, sem brilho ou com sinais de ressecamento. “A guelra normalmente tem aparência sanguinolenta, geralmente com cor mais vibrante que o sangue, toda estruturada, com carne e não somente com ossos. Se ela estiver branca é sinal que o peixe está muito velho”, afirmou.
Carne vermelha
Quanto a carne vermelha, ela deve conservar aspecto de vermelhidão característico, segundo explicou Storck. “Se ela estiver com resíduos, alteração de textura, com áreas enegrecidas ou esbranquiçadas, pode ser sinal de carne velha, que não deve estar própria para consumo. E, encontrando larva, mesmo que só em uma parte, ela está completamente inutilizada para o consumo humano ou animal”, orientou.
Legumes e verduras
É importante preferir por verduras e legumes que sejam vendidas com os talos.
As folhas ressecadas dão sinais que receberam inseticidas para espantar os insetos. “Para preservar as folhas de ataques de insetos, alguns feirantes utilizam inseticidas, baygon nas folhas e principalmente nos recipientes onde são guardadas. Justamente para parasitas e roedores não atacarem o local”, disse.
Armazenagem ideal
Seguindo as normas estabelecidas no Código Sanitário de Manaus, qualquer tipo de carne seja de boi, frango ou peixe deve permanecer em refrigeração durante todo o tempo.
“A carne tem que esta sobre a refrigeração o tempo inteiro, não pode ficar em bancada ou em ganchos exposta ao tempo. Porque fica vulnerável a deposição de larvas e está refém da contaminação do ar”, afirmou
Ele explicou que alimentos expostos indevidamente em feiras abertas, localizadas próximo de ruas, tem grande possibilidade de estarem contaminados. “Falta saneamento adequado em Manaus e no interior. Parte dos resíduos das fossas vai para a rua, eles secam e quando dá o vento, eles vão se depositar em qualquer local ao ar livre”, disse.
O Presidente do Conselho orienta que a carne ideal para o consumo deve ser cortada, embalada – com data de fabricação e de validade impressas – e adequadamente refrigerada. “Para isso existem regras respaldadas em âmbito nacional. Ou seja, tem que ser carne inspecionada que leva carimbo do Serviço de Inspeção Federal (SIF)”, assegurou.
Da mesma forma o peixe, que deve estar sob o gelo. “O consumidor pode puxar o peixe (de dentro do gelo), verificá-lo e colocá-lo no lugar de volta imediatamente”, disse.
Seguindo a norma, bancadas de inox são mais apropriadas para comportar os alimentos, por serem de fácil higienização. “Se for de madeira, esta errado, ela acumula resíduos de detergente e outros peixes vendidos que deixaram contaminação”, afirmou.
Confira algumas dicas:
- comprar em ambientes limpos e iluminados
- verifique se o feirante usa Equipamentos de Proteção Individual (luvas, toucas etc)
- atenção para validade impressa em produtos embalados
- evites peixes que estejam com soltando escamas
- veja se a guelra dos peixes está vermelha (não enegrecida)
- comprar pescado mantido refrigerado (calor pode fazer o peixe estragar)
- preferir por verduras e legumes que sejam vendidas com os talos
Fonte: G1


Nenhum comentário:

Postar um comentário