segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Dia das Crianças: siga alguns cuidados ao comprar brinquedos

Com a aproximação do Dia das Crianças, celebrado no próximo dia 12 de outubro, as lojas de brinquedos ficam repletas de pais, avós e tios à procura do presente ideal para os pequenos. Mas, antes de sair à caça do brinquedo perfeito, alguns cuidados devem ser adotados. Segundo o Instituto Nacional de Metropologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), produtos considerados inadequados ou inapropriados para a idade das crianças podem trazer sérios riscos à saúde. 
Segundo registros do Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo (Sinmac), os artigos da linha infantil são responsáveis por 13% dos relatos recebidos entre os anos de 2006 e 2015. Destes, 28% estão relacionados a brinquedos.
Por esses motivos, compre somente brinquedos que contenham o selo de identificação da conformidade com a marca do Inmetro. A presença é obrigatória e indica que o produto, antes de ser colocado no mercado, foi submetido a ensaios em laboratórios e atenderam a requisitos de segurança.
É importante também procurar pontos de venda legalmente estabelecidos, jamais em comércio informal, pois não há garantia de procedência. Produtos falsificados ou fabricados em indústrias clandestinas, de acordo com o Inmetro, podem não atender às condições mínimas de segurança, especialmente em relação à toxidade do material usado na fabricação.
Ensaios já realizados pelo instituto em produtos não certificados evidenciaram várias irregularidades como: presença de metais pesados, ftalatos (composto químico), substâncias que se tornam nocivas à saúde ao serem utilizada acima dos limites estabelecidos pelo regulamento.
Vale lembrar que todo brinquedo importado também deve ser submetido a ensaios em laboratórios acreditados ou reconhecidos pelo Inmetro, além de exibir o selo. O produto deve exibir na embalagem todas as informações, já o manual de instrução deverá conter texto em língua portuguesa, bem como especificar as informações de matérias-primas usadas no mesmo.
Faixa etária 
Também é importante selecionar o brinquedo considerando a idade, o interesse e o nível de habilidade da criança. A faixa etária a que ele se destina deve constar na embalagem, assim como informações sobre o conteúdo, instruções de uso, de montagem e eventuais riscos associados à criança, além do CNPJ e do endereço do fabricante.
Se você tem filhos, sobrinhos ou netos de idades diferentes, redobre ainda mais a atenção, para que os menores, em especial aqueles de até 3 anos, não tenham acesso aos brinquedos dos mais velhos. Alguns produtos, segundo o Inmetro, podem conter partes cortantes ou muito pequenas, que podem se desprender e ser ingeridas ou mesmo inaladas.
Não esqueça também de retirar a embalagem do brinquedo e sacos plásticos que podem acompanhar o produto, antes de entregá-lo a criança. A iniciativa ajuda a prevenir acidentes como grampos e similares, e até mesmo o risco de sufocamento. Procure, ainda, supervisionar o uso do brinquedo pelas crianças. Esse tipo de medida evita acidentes.
Fonte: A Tribuna

Nenhum comentário:

Postar um comentário