terça-feira, 1 de abril de 2014

Cinco dicas para identificar golpes enviados por e-mail

Confira as orientações da Proteste para evitar ser vítima de hackers que cobiçam números de contas bancárias, cartões de crédito e senhas
Um dos artifícios de ataques mais comuns de golpistas que tentam aplicar fraude em consumidores é o spear phishing, tipo de e-mail que parece ter sido enviado por alguma empresa ou alguém que você conhece, mas na verdade é uma tentativa de golpe virtual.
É preciso ficar alerta, pois estes e-mails são enviados por hackers que cobiçam números de contas bancárias, cartões de crédito, senhas e até mesmo pontos de programa de vantagens vinculados a cartões de crédito. Confira as dicas da Proteste.

1 - Resgate de milhas
Um fraudador encaminhou um e-mail contendo uma solicitação de resgate de pontos de um programa de vantagens de cartão de crédito a um consumidor que relatou o caso à Proteste.
Porém, quando o usuário acessa o link é encaminhado para uma página falsa usada na prática de phishing. O primeiro sinal de fraude é o fato de ser ilegal vender milhas acumuladas para terceiros ou sites intermediadores, pois vai contra as regras estabelecidas no contrato de adesão dos programas de fidelização.
Caso a vítima não perceba o perigo e aceite a proposta do spear phishing, a possibilidade de fraude é grande, pois não existe nenhuma garantia de recebimento dos valores ou prêmios, principalmente por se tratar de uma ilegalidade.
E caso aceite a proposta do e-mail, não teria como reclamar nos órgãos de defesa do consumidor em caso de prejuízo, pois participou de maneira ativa da fraude desrespeitando o contrato com a operadora do seu cartão de crédito.
 
2 - Denúncia à polícia
A recomendação da Proteste para este tipo de spear phishing é denunciar o golpe às autoridades policiais, por meio das Delegacias de Crimes Eletrônicos e, eventualmente, aguardar algum tipo de indenização caso os responsáveis sejam identificados.
Porém, a companhia área ou a operadora de cartão de crédito não será obrigada a reparar os danos.
 
3 - Cartão de crédito
Para não cair neste tipo de armadilha virtual é importante ler atentamente as regras do programa de vantagens do cartão de crédito. E lembrar sempre que para a segurança do cliente as empresas oferecem apenas a possibilidade de transferência por meio do site oficial do programa e esta é a única maneira segura de fazer o processo.
 
4 - Resgate de pontos
Sobre o resgate de pontos a lógica é a mesma. O consumidor só pode utilizar os pontos na rede credenciada da sua operadora de cartão de crédito. Qualquer subterfúgio pode colocar em risco seu patrimônio e dados pessoais.
Caso receba alguma proposta de resgate de prêmios, fique atento! Pois não existe essa possibilidade ou qualquer benefício fora do programa oficial da sua operadora. Prêmio ou afins só podem ser resgatados/concorridos por meios oficiais do programa de pontuação.
 
5 - Desconfiança e atenção
- Desconfie sempre de vantagens em divergência com as práticas de mercado;
- Atente-se aos certificados de segurança digitais da página. Pesquise previamente a reputação do site na internet, páginas dos órgãos de defesa do consumidor, redes sociais e fóruns de discussão;
- Priorize páginas conhecidas pelo público em geral;
- Verifique se o site possui telefone, endereço e CNPJ.
Fonte: O Globo - Online

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