Após cinco meses de liderança do banco BMG, a Caixa Econômica Federal ficou em primeiro lugar em dezembro no ranking de
queixas entre bancos com mais de 2 milhões de clientes. O levantamento,
divulgado mensalmente, foi publicado hoje (15) pelo Banco Central (BC).
A alteração na dinâmica ocorreu porque as reclamações contra o BMG passaram a ser contabilizadas no ranking dos
bancos com menos de 2 milhões de clientes. Nesta lista, a instituição
ocupou o quinto lugar entre as mais reclamadas. O BMG registrou 97
queixas em dezembro e alcançou um índice de reclamações de 50,37%, de
acordo com metodologia do BC.
Já a Caixa Econômica teve 805
reclamações procedentes e índice de 10,84%. Em segundo lugar na lista
dos bancos de maior porte ficou o Banrisul, com 40 queixas e índice de
10,3%. Em terceiro, o Santander, com 300 queixas e pontuação de 9,54%.
Por fim, o HSBC teve 81 queixas e índice de 8%, e o Bradesco, 425
queixas e pontuação de 5,69%.
O índice representa o número de
reclamações da instituição financeira para cada 1 milhão de clientes.
Para chegar ao percentual, as reclamações são divididas pelo número de
clientes do banco e multiplicadas por 1 milhão. A posição da instituição
financeira no ranking do BC dependerá do índice, mesmo que tenha sido alvo de mais reclamações em números absolutos.
A
restrição à realização de portabilidade de operação de crédito ocupou o
primeiro lugar entre as queixas contra bancos julgadas procedentes.
Houve 654 queixas por esse motivo em dezembro. Em segundo lugar, ficaram
as irregularidades relativas à confiabilidade, segurança, sigilo ou
legitimidade das operações, com 541 reclamações.
O terceiro lugar
ficou com débito em conta não autorizado pelo cliente, com 262
registros. Por fim, descumprimento de prazo para responder reclamações e
cobrança de tarifa por serviços não contratados ocuparam o quarto e
quinto lugares, respectivamente com 135 e 127 queixas. No total, houve
3.333 queixas procedentes em novembro.
Fonte: Agência Brasil
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