terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Serviço de Assistência Funeral: confira as dicas!

contratofuneralUm dos momentos mais difíceis da vida é quando perdemos alguém que amamos.  Nesse momento de forte emoção, tomar as decisões necessárias para viabilizar o funeral em curto prazo pode ser bastante complicado para algumas pessoas.  Por essa razão, muitas famílias optam por contratar previamente um plano de assistência funeral.
Para quem decide fazer essa escolha, não faltam ofertas no mercado.  As operadoras têm desde planos básicos aos de luxo, com preços que variam conforme a idade do cliente, o número de dependentes e a modalidade escolhida.
É possível encontrar ofertas de planos a partir de R$ 8,00 (para titular, sem dependentes). Para avaliar qual a opção com bom custo benefício e a que melhor atende sua necessidade, é preciso fazer um levantamento de preços que  pode ser realizado por meio de simulação no site da prestadora de serviço ou contatando o corretor de vendas.
A Assistente Técnica da Fundação Procon de São Paulo, Leila Cordeiro, em entrevista ao Portal do Consumidor, recomendou que o consumidor faça uma pesquisa na Web sobre a empresa  e peça  indicações de pessoas conhecidas antes de contratar o serviço. Drª Leila Cordeiro lembra que: “no site do PROCON-SP é possível encontrar oCadastro de Reclamações Fundamentadas, no qual o consumidor vai poder verificar se a empresa tem registro de reclamação, se ela foi atendida ou não e quais os assuntos que estão envolvendo a reclamação registrada”.
Outra fonte importante de pesquisa é Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas da Secretaria Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça, que reúne as reclamações 26 Procons estaduais e 232 municipais.
A especialista alerta os consumidores sobre a importância de ler atentamente as cláusulas do contrato, verificando as condições de cobertura e as informações referentes ao cancelamento do serviço. “As cláusulas de rescisão devem estar claras, sinalizando em que momento o serviço pode ser cancelado, se haverá multa ou não para o consumidor que desistir do serviço e se há possibilidade de resgatar o que já foi pago”, explica.  Se depois de ler o contrato ainda tiver alguma dúvida, procure o Procon mais próximo de sua residência para receber os esclarecimentos que necessita. Só assine depois que tiver total clareza das informações e de acordo com os termos do contrato.
Ela lembra que preço muito baixo pode ser indício de problemas, pois nem sempre o mais barato é o melhor serviço. E, por fim, adverte que: “Caso a empresa não cumpra o que está descrito no contrato, o consumidor poderá entrar com uma ação na justiça, pedindo uma indenização, pela má prestação de serviço.” Assim, é importante guardar uma cópia do contrato assinado, bem como todo o tipo de propaganda, folhetos e imprimir páginas na internet que descrevam o serviço, como forma de comprovação do que foi prometido e descumprido.
Fonte:  Diário do Consumidor

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