
Para quem decide fazer essa escolha, não faltam ofertas no mercado. As operadoras têm desde planos básicos aos de luxo, com preços que variam conforme a idade do cliente, o número de dependentes e a modalidade escolhida.
É possível encontrar ofertas de planos a partir de R$ 8,00 (para titular, sem dependentes). Para avaliar qual a opção com bom custo benefício e a que melhor atende sua necessidade, é preciso fazer um levantamento de preços que pode ser realizado por meio de simulação no site da prestadora de serviço ou contatando o corretor de vendas.
A Assistente Técnica da Fundação Procon de São Paulo, Leila Cordeiro, em entrevista ao Portal do Consumidor, recomendou que o consumidor faça uma pesquisa na Web sobre a empresa e peça indicações de pessoas conhecidas antes de contratar o serviço. Drª Leila Cordeiro lembra que: “no site do PROCON-SP é possível encontrar oCadastro de Reclamações Fundamentadas, no qual o consumidor vai poder verificar se a empresa tem registro de reclamação, se ela foi atendida ou não e quais os assuntos que estão envolvendo a reclamação registrada”.
Outra fonte importante de pesquisa é Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas da Secretaria Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça, que reúne as reclamações 26 Procons estaduais e 232 municipais.
A especialista alerta os consumidores sobre a importância de ler atentamente as cláusulas do contrato, verificando as condições de cobertura e as informações referentes ao cancelamento do serviço. “As cláusulas de rescisão devem estar claras, sinalizando em que momento o serviço pode ser cancelado, se haverá multa ou não para o consumidor que desistir do serviço e se há possibilidade de resgatar o que já foi pago”, explica. Se depois de ler o contrato ainda tiver alguma dúvida, procure o Procon mais próximo de sua residência para receber os esclarecimentos que necessita. Só assine depois que tiver total clareza das informações e de acordo com os termos do contrato.
Ela lembra que preço muito baixo pode ser indício de problemas, pois nem sempre o mais barato é o melhor serviço. E, por fim, adverte que: “Caso a empresa não cumpra o que está descrito no contrato, o consumidor poderá entrar com uma ação na justiça, pedindo uma indenização, pela má prestação de serviço.” Assim, é importante guardar uma cópia do contrato assinado, bem como todo o tipo de propaganda, folhetos e imprimir páginas na internet que descrevam o serviço, como forma de comprovação do que foi prometido e descumprido.
Fonte: Diário do Consumidor
Nenhum comentário:
Postar um comentário