Na
hora das compras, o consumidor tem às mãos ferramentas que podem tanto
beneficiar quanto causar sérios problemas ao seu bolso. É o caso das
compras a prazo, que dividem o valor total em parcelas, com ou sem
juros. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao
Crédito (SPC Brasil) e pelo portal Meu Bolso Feliz, 79% costumam
utilizar essa forma de pagamento.
Entre os produtos mais comprados
dessa maneira estão as roupas (32%) e os eletrônicos (28%). De acordo
com os resultados do estudo, o número médio de parcelas é 6,3 e é
definido pelo número máximo que o lojista permite sem a taxa de juros.
Um dado importante observado é que quase metade dos entrevistados (46%)
não tem medo de longos parcelamentos, inclusive consideram uma vantagem,
e que 21% não compram nada parcelado, principalmente pessoas de menor
escolaridade e das classes C, D e E - possivelmente devido às restrições
às linhas de crédito.
A pesquisa mostra que o crédito é um poderoso aliado do consumidor brasileiro. Um em cada quatro consumidores ouvidos na pesquisa (28%) consideram ruim a hipótese de não ter a possibilidade de parcelar suas compras. Destes, 64% afirmam que o crédito é a única forma de comprar os bens que desejam, e 29% acreditam que não conseguiriam mais fechar as contas do mês, pois sempre recorrem ao parcelamento ou a empréstimos para conseguir comprar tudo e pagar as contas que precisam.
A pesquisa mostra que o crédito é um poderoso aliado do consumidor brasileiro. Um em cada quatro consumidores ouvidos na pesquisa (28%) consideram ruim a hipótese de não ter a possibilidade de parcelar suas compras. Destes, 64% afirmam que o crédito é a única forma de comprar os bens que desejam, e 29% acreditam que não conseguiriam mais fechar as contas do mês, pois sempre recorrem ao parcelamento ou a empréstimos para conseguir comprar tudo e pagar as contas que precisam.
Porém, a economista-chefe do SPC Brasil,
Marcela Kawauti, alerta que nem sempre o consumidor é capaz de pensar
nos desdobramentos a longo prazo e que podem resultar em mais juros a
pagar. "O crédito pode tornar-se um problema, devido à perda da noção
dos gastos e compras por impulso, e até mesmo gerar um descontrole das
compras e uma consequente inadimplência", diz ela.
64% têm compras parceladas em aberto
Dos
entrevistados que costumam comprar a prazo, 58% pagaram alguma
prestação de compra no mês anterior à pesquisa. Foi identificado no
estudo que seis em cada dez consumidores (64%) com o hábito de parcelar
compras ainda possuem prestações a serem pagas. Em média, eles levarão
quase nove meses para quitar os compromissos assumidos.
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Mais
da metade dos consumidores (56%) define o número de parcelas procurando
o maior número de prestações sem juros. Cerca de 46% garante gostar de
uma modalidade de pagamento que envolva um número elevado de parcelas,
pois assim o valor da prestação é baixo e há possiblidade de comprar
mais o que se quer.
Segundo a especialista, o consumidor
geralmente está em busca da parcela que cabe no bolso, e nem sempre é
capaz de avaliar o peso dos juros no contexto geral. "Prova desse
comportamento é o fato de que foram feitas simulações de compras de
diversos produtos de valores diferentes na pesquisa e os entrevistados
deveriam escolher o pagamento à vista ou parcelado. Entre os
consumidores que preferem o parcelamento, o que pesa na hora da escolha é
o valor das prestações, e não o valor final do produto", finaliza
Kawauti.
Fonte: Administradores
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