quarta-feira, 3 de junho de 2015

Honda anuncia recall de 290,3 mil veículos no Brasil por defeito em airbag da Takata


A Honda anunciou um recall envolvendo 290.361 unidades dos modelos Fit, Civic e CR-V vendidos no Brasil , devido a uma falha no insulflador em airbags frontais produzidos pela empresa japonesa Takata, que já atingiu 36 milhões de veículos no mundo. Desta vez, modelos fabricados entre 2004 e 2009 são alvo da nova campanha da montadora, que convoca os proprietários de forma escalonada a partir de julho para fazer a substituição preventiva do insuflador do airbag. Além da Honda, Nissan, Toyota e Daihatsu ampliaram suas campanhas de segurança por conta do equipamento da fornecedora japonesa. A Fiat Chrysler também já havia feito campanha pelo mesmo problema.
A Honda demorou cerca de duas semanas para ampliar os chamados no Brasil, depois de um anúncio global feito pela matriz, em 14 de maio, sobre a expansão das unidades afetadas pelo defeito com o airbag da Takata. Toyota e Nissan, por sua vez, convocaram um recall de mais carros no Brasil pelo mesmo problema ainda no mês passado.
O defeito nos airbags feitos pela Takata foi conhecido em 2013. No mesmo ano, a Honda fez um recall para cerca de 23,3 mil unidades de Civic e CR-V. No ano seguinte, foram feitas diversas ampliações.
De acordo com comunicado divulgado pela Honda na segunda-feira, entre os veículos envolvidos, estão 85.747 do Honda Fit, produzidas entre 6 de janeiro de 2004 e 21 de dezembro de 2008 com chassis não sequenciais de 4Z115900 a 9Z800001; 189.926 unidades do Civic, produzidas entre 5 de janeiro de 2004 e 15 de outubro de 2008 com chassis não sequenciais de 4Z101249 a 9Z500001; e 14.688 CR-V, produzidas entre 7 de janeiro de 2004 e 18 de dezembro de 2008 com chassis não-sequenciais de 4C204660 a 9G501320.
Com o problema, explica a montadora, caso haja uma colisão frontal de intensidade moderada ou severa, situação em que o sistema de airbag é acionado, pode haver o rompimento da estrutura do insuflador, podendo causar o lançamento de fragmentos metálicos no interior do automóvel. Em situações extremas, o defeito pode causar danos materiais, lesões graves e até fatais aos ocupantes e/ou terceiros.
No comunicado, a Honda informa que o serviço de substituição gratuita do insuflador do airbag deverá ser realizado em qualquer concessionária a partir de 20 de julho, quando se inicia o atendimento. Esta data está reservada aos proprietários dos modelos Civic e CR-V, modelo 2007. No dia 3 de agosto, o atendimento será feito para os modelos Fit, Civic e CR-V, fabricados entre 2004 e 2006. Já para os Honda Fit, fabricados de 2007 a 2008, o atendimento será feito a partir de 3 de novembro, e para o mesmo modelo, fabricado em 2009, os proprietários devem comparecer a partir de 30 de novembro. Também em 30 de novembro, os donos de modelos Civic e CR-V, fabricados entre 2007 e 2009, podem agendar uma visita à concessionária da Honda.
Antes do agendamento, é importante confirmar a necessidade de reparo de acordo com o número do chassi, uma vez que nem todos os veículos dentro dos intervalos relacionados estão envolvidos na campanha. A Honda ressalta que os proprietários dos automóveis reparados nas convocações anteriores referentes ao mesmo componente não precisam retornar à concessionária.
Para mais informações sobre a campanha, consultar a situação do veículo ou agendar a visita à concessionária, os proprietários dos modelos citados podem acessar o site ou ligar para a central de atendimento da montadora no 0800-701-3432 (segunda a sexta-feira, das 08h às 20h - horário de Brasília).
Fonte: O Globo

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