sábado, 28 de dezembro de 2013

Ano-Novo” deve aquecer venda de roupas, diz SPC

Um estudo realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em todas as capitais do país buscou sondar um hábito aparentemente comum entre os brasileiros: passar a virada do ano com roupa nova. E de acordo com os resultados da Pesquisa de Intenção de Compras para o Natal de 2013, sete em cada dez consumidores (74%) afirmaram que iriam comprar roupa nova para comemorar o ano novo.
Segundo os especialistas de finanças do SPC Brasil, além dos motivos sociais e de toda superstição que envolve o hábito de comprar roupa nova, um fator econômico é fundamental para sustentar todo este consumo: a injeção de capital novo na economia brasileira, materializado no pagamento da segunda parcela do 13º salário.
“Historicamente, temos observado que grande parte dos consumidores brasileiros utiliza a primeira parcela do 13º [salário] para pagar dívidas. No entanto, a segunda parcela normalmente é direcionada para o consumo com as festas de fim de ano”, explica o gerente financeiro do SPC Brasil, Flávio Borges.
Liquidações 
Como no Natal deste ano as vendas ficaram aquém do esperado (as vendas a prazo cresceram 2,97% contra 5% da projeção dos lojistas), muitos estabelecimentos já deram início as tradicionais promoções para atrair o consumidor e acabar com os estoques.
Na avaliação do presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), o momento é uma oportunidade para as lojas conseguirem vendas adicionais no período em que a maioria dos consumidores vai trocar os presentes recebidos.
“A expectativa é de que as liquidações reaqueçam o mercado até o final de janeiro. Com o início da semana das trocas dos presentes, o comerciante tem a oportunidade de se beneficiar dos tradicionais descontos e emplacar novas vendas, principalmente em artigos de vestuário, calçados, cosméticos e perfumaria, já que muitos consumidores desejam passar o Réveillon com roupa nova”, afirma Pellizzaro Junior. A pesquisa também procurou identificar onde o brasileiro iria passar a virada do ano.De acordo com o estudo, 34% dos entrevistados pretendem passar o Réveillon em casa, contra 25% que têm a intenção de viajar. 
O estudo foi realizado em novembro deste ano e ouviu 651 consumidores das 27 capitais brasileiras. A margem de erro da pesquisa é de 3,8 p.p.

Fonte: TN

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